Categories: Blog

Grupo Vice anuncia centenas de demissões e deve fechar site de notícias

A Vice, empresa de mídia digital que foi uma das preferidas do público jovem durante anos, anunciou na última quinta-feira (23) que não vai publicar mais reportagens em seu principal site. A empresa também afirmou que vai cortar centenas de postos de trabalho.

Com o foco voltado para os ‘millennials’ e conhecida por suas notícias de vanguarda e pelo conteúdo de estilo de vida, a Vice foi uma das estrelas de uma geração de empresas de mídia digital.

A empresa, no entanto, passou a enfrentar dificuldades com a queda nas receitas de publicidade e, no ano passado, entrou com um pedido de falência nos Estados Unidos. Um mês depois, um grupo de credores liderado pelo Fortress Investment Group a adquiriu por quase US$ 350 milhões (cerca de R$ 1,7 bilhão).

A decisão é a mais recente em um setor que enfrenta muitos problemas nos EUA. No ano passado, por exemplo, o BuzzFeed News encerrou as atividades após 12 anos no mercado.

“Com esta mudança estratégica, chega a necessidade de realinhar os nossos recursos e otimizar nossas operações na Vice”, afirmou Bruce Dixon, CEO do Vice Media Group, aos funcionários em um memorando que foi divulgado por jornalistas da empresa. “Lamentavelmente, isto significa que vamos reduzir nossa força de trabalho, eliminando centenas de postos de trabalho”.

 

Dixon afirmou que “não é mais rentável distribuir nosso conteúdo digital da maneira que fazíamos antes”.

O executivo explicou que, no futuro, a empresa “buscará parcerias com empresas de comunicação consolidadas para distribuir conteúdo digital, incluindo notícias”, à medida que faz a transição para um “modelo de estúdio” de produção.

A notícia é um grande revés dramático para uma empresa de mídia que há seis anos foi avaliada em US$ 5,7 bilhões (R$ 28,2 bilhões).

Várias novas empresas de mídia digital não conseguiram monetizar o entusiasmo por sua marca para cumprir as projeções dos investidores.

A desaceleração no mercado de publicidade digital e as condições de crédito mais restritivas tornaram o ano passado particularmente difícil para empresas de comunicação relativamente jovens, como a Vice.

A Vice foi fundada em 1994 como uma revista canadense e cresceu a ponto de virar um grupo de mídia digital, com sites de notícias e programas na televisão.

Desde o início, a empresa apostou na imagem ‘bad boy’ do setor digital e conseguiu muito sucesso com o público jovem.

Em 2018, o cofundador Shane Smith renunciou ao cargo de CEO depois que o grupo foi alvo de várias denúncias de assédio moral, o que levou à demissão de três funcionários.

Fonte: G1

Ponto de Vista

Recent Posts

COTAÇÕES DO DIA

DÓLAR COMERCIAL: R$ 5,2970 DÓLAR TURISMO: R$ 5,5030 EURO: R$ 6,1830 LIBRA: R$ 7,0830 PESO…

21 horas ago

Rodoanel é liberado após acidente com 5 carretas bloquear faixas na região de Embu das Artes

O Rodoanel foi liberado após um acidente envolvendo cinco carretas na manhã desta quinta-feira (4) provocar o bloqueio…

21 horas ago

CNU 2025: prova discursiva terá redação e questões; veja como funciona cada modelo

A prova discursiva da segunda edição do Concurso Nacional Unificado, aplicada neste domingo (7), é uma…

21 horas ago

PIB brasileiro fica estável e cresce 0,1% no 3º trimestre, diz IBGE

O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil variou 0,1% no terceiro trimestre de 2025, informou o…

21 horas ago

‘Choques e queima de equipamentos’: Maternidade é parcialmente esvaziada em Natal por causa de problemas elétricos

Pacientes da Maternidade Escola Januário Cicco, ligada à Universidade Federal do Rio Grande do Norte,…

21 horas ago

Lula abre reunião do Conselhão, que deve fazer balanço do grupo na COP 30 e discutir rumos da economia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) abriu, nesta quinta-feira (4), a 6ª plenária…

21 horas ago

This website uses cookies.