A celebração da Paixão e Morte de Jesus Cristo, um dos principais destaques da programação da Páscoa, reuniu milhares de fiéis na Catedral Metropolitana de Nossa Senhora da Apresentação, no Centro da capital potiguar. As cerimônias começaram ainda no início da tarde, com uma Via Sacra organizada pela Comunidade Católica Shalom. Em seguida, o arcebispo metropolitano, dom Jaime Vieira Rocha, promoveu a adoração da Cruz, quando a cruz coberta em um ano é desvelada. Depois, os fiéis percorreram as ruas da região, com a procissão do “Nosso Senhor Morto”.
Antes da cerimônia, o arcebispo metropolitano conversou com a imprensa e explicou a celebração da Paixão e Morte de Jesus Cristo. “Hoje e amanhã não há sacramento. Os altares estão desnudos. Em seguida, a procissão em sinal àquele que está na cruz”, pontou dom Jaime Vieira Rocha.
No rito inicial, o arcebispo metropolitano se aproximou do altar em silêncio, fazendo referência à imagem de Cristo morto, quando todos os presentes prostram-se de joelhos e se levantam em seguida. Na homília da Paixão de Cristo, dom Jaime Vieira Rocha fez comentários referentes à Semana Santa, às celebrações e ao período da morte e ressurreição de Jesus Cristo. No final, a cruz foi desvelada, com a presença de sacerdotes no altar.
Durante a caminhada, os fiéis percorreram diversas ruas do Centro da cidade. O grupo partiu da Catedral, na avenida Deodoro da Fonseca, e seguiu pelas ruas Mossoró, Prudente de Morais e Rua Apodi, quando retornou para a Arquidiocese, já no início da noite. Conforme a Arquidiocese de Natal, cerca de 2000 pessoas estiveram presentes no ato.