POLITICA DOS TRANSPORTES:
A FERROVIA LITIRANEA NORDESTE, TREM DO SOL
O Governo Federal, através da SUDENE e da AGÊNCIA NACIONAL de TRANSPORTES TERRESTRES( ANTT), vai assinar um “Acôrdo de Cooperação “ para elaboração dos Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental para construção da Ferrovia Litorânea Nordeste – Trem do Sol. Serão 2.500 km de extensão, unificando os Estados do Nordeste pela Costa do Oceano Atlântico, interligando de Salvador, na Bahia, até São Luiz no Maranhão , passando por Aracajú (SE), Maceió (AL), Recife (PE), João Pessoa (PB), Natal (RN, Fortaleza (CE) e Parnaíba (PI ).
O principal objetivo do empreendimento é beneficiar o setor turístico nordestino, mas, também, elaborar uma proposta para que a Ferrovia seja suporte na mobilidade dos centros urbanos, em horários de pico, e até para o transporte de pequenas cargas.
Não haverá aporte de recursos oriundos dos Governos Federal e dos Estados para viabilizá-la,. A idéia é que seja um projeto atrativo para investimentos da iniciativa privada , devendo ter o formato de Concessão a longo prazo, esta é a principal possibilidade.
O litoral nordestino, ao longo de toda sua costa, está em processo de urbanização em localidades bem definidas, sendo que os meios de transportes, entre os nove Estados, precisam serem mais sustentáveis e permanentes, para atender a demanda do setor de turismo, sempre crescente. Essa Ferrovia , será uma alternativa para a redução de custos, tempos de viagem e menores riscos de acidentes.
No estudo do traçado, poderá ser aproveitada, como alternativa, a adequação da diretriz nos ramais da Ferrovia existente, que foi desativada, o que produzirá sensível redução nos custos das obras. Deve ser considerado para conectar os grandes pontos logísticos internacionais e pólos de desenvolvimento, nas áreas de influência .
O “Termo de Acordo e Cooperação “ Sudene / Agência Nacional de Transportes Terrestres , deverá ser assinado durante o Segundo Forum Nordeste 2030 – Visão Estratégica de Longo Prazo, previsto para ser realizado em Outubro / 2013 na cidade de João Pessoa (PB), quando na oportunidade será constituído o “Comitê Técnico Trem do Sol” com a participação da Sudene, da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), das Secretarias de Transportes dos Estados , além dos Ministérios dos Transportes e da Integração Nacional.
Os Estudos Técnicos Especializados deverão ser executados pelas Universidades Federais da Bahia(UFBA), Pernambuco(UFPE) e do Ceará(UFCE). O Estado do Rio Grande do Norte participará pela Secretaria de Estado da Infraestrutura(SIN) que tem a competência pela gestão da Política dos Transportes. É relevante que a SIN/ RN promova entendimentos preliminares com as entidades estatais e privadas, envolvidas neste “Projeto”, como sejam: DER/RN, DNIT, CBTU, Secretaria de Desenvolvimento Econômico(SEDEC), Secretaria de Turismo (SECTUR), Prodetur, FIERN e FECOMERCIO, no sentido de elaborar uma Agenda de Trabalho e documento contendo sugestões conjunturais, para apresentar durante a realização do Segundo Fórum Nordeste 2013.
As sugestões /propostas deverão estarem perfeitamente integradas com o PLANO DIRETOR DE TRANSPORTES DO ESTADO, devidamente atualizado, incluindo a integração dos modais Rodoviário,Ferroviário, Aquaviário, Aeroviário e Dutoviario (Gasodutos e Adutoras) . O Governo do Estado deverá acompanhar, permanentemente, a elaboração dos estudos que venham atender sua política de desenvolvimento econômico e social, e atingir seus objetivos de crescimento sustentável, com melhor qualidade de vida para sua população , para que não tenhamos o mesmo destino da Ferrovia Transnordestina que excluiu o nosso Estado para o transporte de cargas, no contesto regional.
Este “Projeto”, não é apenas um “Projeto de Governo”,mas, deve ser considerado e tratado como um”Projeto de Estado” visando sua Integração Regional, Nacional e Internacional a todos os Modais de Transportes, no Planejamento de uma Visão Estratégica Futura .
Eng. José Maria Fabiano Véras (Consultor)
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