Categories: Blog

Ex-atleta Seiko Hashimoto é nomeada presidente do Comitê Organizador de Tóquio 2020

Ministra japonesa dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Tóquio, Seiko Hashimoto, foi nomeada presidente do Comitê Organizador de Tóquio 2020 — Foto: Charly Triballeau / AFP Photo

A ministra japonesa dos Jogos Olímpicos, Seiko Hashimoto, foi nomeada nesta quinta-feira (18) presidente do Comitê Organizador de Tóquio 2020. Hashimoto ocupa a vaga de Yoshiro Mori, que renunciou após o escândalo causado por comentários sexistas.

“Não medirei esforços para o sucesso dos Jogos de Tóquio”, disse Hashimoto, uma ex-atleta olímpica de 56 anos, após sua nomeação, que ocorre cinco meses antes do início dos Jogos, adiada no ano passado devido à pandemia do coronavírus.

Yoshiro Mori renunciou ao cargo após a polêmica provocada por seus comentários sexistas na semana passada. “Minha declaração provocou muito caos”, admitiu.

Mori disse no dia 3 de fevereiro que mulheres “têm dificuldades” em ser concisas e “têm o espírito de competição”. “Se uma levanta a mão [para falar], as outras acham que também devem se expressar. É por isso que todas acabam falando”.

“Se você aumenta o número de membros executivos do sexo feminino, e se seu tempo de palavra não estiver limitado em certa medida, terão dificuldade para terminar, o que é irritante”, afirmou Mori, ao reclamar que “os conselhos de administração com muitas mulheres levam muito tempo”.

O chefe da Olimpíada ainda agradeceu porque, segundo ele, as mulheres do comitê organizador “sabem ficar em seu lugar”.

O presidente do comitê organizador dos Jogos, pediu desculpas no dia seguinte à sua própria declaração.

“As declarações vão contra o espírito dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, e, portanto, são “inapropriadas”, afirmou Mori em uma entrevista coletiva em Tóquio. “Gostaria de retirar tudo o que disse”.

Mori afirmou ao jornal Mainichi que falou “sem pensar” e que recebeu broncas da esposa e da filha. “Estava tentando dizer que questionava a opinião geral de que devemos aumentar o números de mulheres em cargos executivos, mas não queria menosprezar as mulheres”.

A Olimpíada de Tóquio foi adiada em um ano em 2020, devido à pandemia de Covid-19, e agora está prevista para ocorrer entre 23 de julho a 8 de agosto, mas muitos japoneses defendem o cancelamento dos Jogos. O comitê organizador informou que a Olimpíada vai ocorrer.

Fonte: G1

Ponto de Vista

Recent Posts

Brasil reduz em 72% mortalidade de crianças menores de cinco anos desde 1990, aponta relatório da ONU

Em 1990, a cada mil crianças nascidas no Brasil, 25 morriam antes de completar 28 dias de…

25 minutos ago

Quanto tempo você precisa trabalhar para comprar comida em Natal?

Você já parou para pensar quantas horas por mês é preciso trabalhar para comprar comida…

28 minutos ago

EUA usam bomba de penetração contra posições do Irã no Estreito de Ormuz, diz Comando Central

O Comando Central dos EUA disse ter utilizado nessa terça-feira (17) bombas de penetração profunda…

30 minutos ago

Supremo condena deputados do PL por corrupção passiva

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) condenou nessa terça-feira (17) dois deputados federais…

35 minutos ago

PONTO DE VISTA ESPORTE – Leila de Melo

1- Hoje é dia de Clássico-Rei! A venda de ingressos para o primeiro jogo da…

39 minutos ago

Polícia prende segundo suspeito de participar de morte de adolescente na Grande Natal

A Polícia Civil prendeu nessa terça-feira (17) o segundo supeito de participar do homicídio da adolescente…

48 minutos ago

This website uses cookies.