Medidas de saúde pública como uso de máscara e distanciamento físico poderiam ter salvado muitas vidas, disse Woolhandler, mas Trump não conseguiu criar uma resposta nacional, deixando as decisões mais cruciais durante a pandemia para os estados.
Suas ações “fizeram com que muitos cidadãos não levassem [a Covid] a sério e interferiram no tipo de resposta coordenada que tem sido usada em muitos países que tiveram mais sucesso do que os EUA no controle da epidemia”, disse Woolhandler.
Além da resposta à pandemia de Covid-19, o relatório aponta que Trump enfraqueceu o chamado Obamacare e mais 2,3 milhões de americanos ficaram sem seguro-saúde, um número que não leva em conta aqueles que perderam a cobertura oferecida pelos seus empregadores durante a pandemia.
A comissão, porém, não atacou apenas Trump e buscou raízes históricas do desempenho ruim dos EUA na área da saúde:
- A eleição de Ronald Reagan em 1980 marcou o fim do chamado “New Deal” e da era dos direitos civis em favor de “políticas neoliberais” que reduziram os programas sociais.
- O relatório critica o apoio do democrata Bill Clinton a medidas que dificultaram o acesso a mecanismos de bem-estar social, além da assinatura de uma lei federal contra o crime que levou ao “encarceramento em massa”, prejudicando desproporcionalmente a população de latinos e negros.
- Os planos de saúde privados cobraram “despesas gerais e lucros exorbitantes” ao estender uma cobertura subsidiada pelo governo aos americanos de baixa e média renda com a assinatura da lei de saúde do ex-presidente Barack Obama, o Obamacare, segundo o relatório.
A comissão sugere uma longa lista de medidas para reverter as tendências que afetam negativamente a saúde dos americanos. Entre as soluções está a adoção de um sistema de saúde de financiador único (um sistema privado financiado pelo Estado) como o Medicare for All, defendido pelo senador Bernie Sanders durante sua tentativa fracassada de concorrer à presidência pelo Partido Democrata.
“Ainda estamos em um buraco muito profundo. Temos 30 milhões de pessoas sem seguro. Temos dezenas de milhões de pessoas com seguro insuficiente ”, disse Woolhandler.