O navio, de bandeira panamenha, foi acusado de desafiar o embargo dos Estados Unidos por transportar petróleo venezuelano. Na semana passada, outro petroleiro, o Aquila II, foi abordado na região, tentou fugir e foi interceptado.
Contexto: No setor marítimo, a bandeira indica o país de registro do navio, o que não significa, necessariamente, o local de origem da carga ou da empresa responsável.
“Durante a noite, as forças dos EUA conduziram um direito de visita, interdição marítima e abordagem do Veronica III sem incidentes na área de responsabilidade do INDOPACOM (Comando do Pacífico dos EUA)”, escreveu o Departamento de Guerra em uma postagem no X.
“Rastreamos o navio do Caribe até o Oceano Índico, reduzimos a distância e o interceptamos”, acrescentou.
O Veronica III está sob sanções dos Estados Unidos relacionadas ao Irã, de acordo com o site do Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros do Departamento do Tesouro citado pela agência Associated Press.
O petroleiro deixou a Venezuela em 3 de janeiro, o mesmo dia da captura de Maduro, com quase 2 milhões de barris de petróleo bruto e óleo combustível, publicou o TankerTrackers.com no domingo (15) na rede X.
“Desde 2023, ela tem se envolvido com petróleo russo, iraniano e venezuelano”, afirmou a organização.
No X, o Departamento de Guerra repetiu o tom ameaçador feito na última abordagem a um petroleiro.
“A embarcação tentou desafiar a quarentena imposta pelo presidente Trump — na esperança de escapar. Nenhuma outra nação tem o alcance, a resistência ou a determinação para fazer isso. Águas internacionais não são refúgio.
Por terra, ar ou mar, nós o encontraremos e faremos justiça. O Departamento de Guerra negará a atores ilícitos e seus representantes a liberdade de movimentação no domínio marítimo”, escreveu o departamento na rede social.
Os navios interceptados desde dezembro de 2025 são petroleiros usados no transporte de petróleo cru, com capacidade superior a 300 mil toneladas, segundo dados de rastreamento marítimo e informações oficiais do governo dos EUA apuradas pelo g1.
Fonte: G1
Uma granada de mão da Segunda Guerra Mundial foi descoberta em um estacionamento perto do…
A raça Brangus foi criada para produzir carne de qualidade e ser rústica. Tudo começou…
O clarinetista francês Michel Portal, referência do jazz contemporâneo, morreu aos 90 anos, anunciou neste domingo…
Passear na roça, sentir o cheiro da natureza e tomar um bom café quentinho com…
O viúvo mulher que morreu ao passar mal após aula de natação numa academia, na Zona Leste…
Mesmo durante a entressafra, o ritmo nas usinas de cana-de-açúcar, etanol e energia do noroeste…
This website uses cookies.