Categories: Blog

Enem 2012: estudantes terão acesso à redação corrigida, mas não poderão recorrer da nota

A partir deste ano, pela primeira vez, todos os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) poderão ter acesso às redações corrigidas. A mudança, anunciada hoje (24) pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, está prevista em um acordo firmado com o Ministério Público Federal no ano passado.

“O acordo será mantido. O que nós estamos concluindo com o MPF é a operacionalização do acesso porque ele tem que ser individualizado e ter absoluta segurança”, disse Mercadante. De acordo com o ministro, a expectativa é que, com a disponibilização do espelho da redação e com as mudanças anunciadas no processo de correção, acabe a “judicialização” ocorrida no ano passado. Mas o edital do Enem não vai prever que o estudante recorra da nota obtida. Em 2011, muitos candidatos entraram na Justiça para ter acesso à prova e alguns conseguiram, inclusive, que a nota fosse revista.

Para 2012, o Inep anunciou mudanças nos critérios de correção para tornar o processo mais objetivo. A redação do Enem valerá 1.000 pontos e cada texto será lido por dois corretores, que atribuirão a nota de acordo com a avaliação de cinco competências, como o domínio da norma culta, a capacidade de argumentação e a compreensão da proposta da redação (tema). Cada item valerá 200 pontos.

Até o ano passado, se as notas dos avaliadores tivessem entre elas uma diferença superior a 300 pontos, uma terceira pessoa era chamada para fazer uma nova correção. Para este ano, a margem de discrepância caiu para 200 pontos. A terceira correção também será aplicada se houver diferença superior a 80 pontos em pelo menos uma das cinco competências. Se a discrepância nas notas permanecer mesmo após a terceira avaliação, será convocada uma banca, formada por três professores, que fará a correção presencial.

“Todo texto tem algum grau de subjetividade, mas a mudança é para que a gente dê segurança ao estudante do rigor dos procedimentos”, disse Mercadante. Outra novidade é que os corretores participarão de um treinamento online, logo após a aplicação da prova sobre o tema específico de 2012.

Fonte: Amanda Cieglinski
Repórter da Agência Brasil

Ponto de Vista

Recent Posts

PONTO DE VISTA ESPORTE – Leila de Melo

1- O América estreou com vitória na Série D do Brasileirão de 2026. O time…

18 minutos ago

Novos estudos e financiamento inédito podem ‘arrumar’ prédios tortos em Santos; entenda o plano

Um projeto que promete desafiar a engenharia, mudar a paisagem na orla e pode tornar Santos,…

28 minutos ago

Dezenas de aviões e participação da CIA com fake news proposital: como foi o resgate do piloto de caça americano abatido no Irã

Os Estados Unidos resgataram o piloto do caça F-15 americano abatido na sexta-feira (3/4) enquanto sobrevoava o…

34 minutos ago

Homem morre afogado em lagoa na Região Oeste do RN

Um homem de 46 anos morreu afogado em uma lagoa na zona rual de Governador Dix-Sept…

37 minutos ago

RN fecha mais de 2,2 mil vagas de emprego com carteira assinada em fevereiro, diz Caged

A economia do Rio Grande do Norte registrou o fechamento de 2.221 vagas de emprego…

39 minutos ago

Empresário Wanderlei Berlanda morre aos 61 anos em SC

O empresário Wanderlei Berlanda, fundador das lojas Berlanda, morreu nesse domingo (5) em Florianópolis. Conhecido…

39 minutos ago

This website uses cookies.