CUIDADOS DE PACIENTES PÓS TRANSPLANTE DE MEDULA ÓSSEA (TMO) –
Os pacientes, quando recebem a alta hospitalar do transplante de medula óssea (TMO), são direcionados para a Casa Durval Paiva, que tem toda uma estrutura para recebe-los. Na instituição, existem apartamentos individuais, com suíte, para que os pacientes mantenham o isolamento, conforme a recomendação médica. Além disso, há uma equipe multidisciplinar, que acompanha e orienta essa família e o serviço de translado, pois, na maioria dos casos, é necessário ir mais de uma vez ao hospital.
Os pacientes pós TMO recebem cuidados, desde o serviço de transporte até a medicação. Dentro do transplante realizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), é liberado um pacote em valores, para acobertar o paciente, durante o transplante e pós transplante, em medicamentos, não sendo necessária a aquisição de medicamentos. A Casa Durval Paiva também recebe pacientes que realizaram o transplante via plano de saúde, nesse caso, o paciente não está acobertado pelo plano de saúde nas medicações pós TMO.
A Casa proporciona o acolhimento e toda assistência medicamentosa ao paciente pós TMO, através do setor de farmácia. Ao ser cadastrado, é realizado o levantamento das medicações prescritas e a instituição adquiri a medicação, dispensando a mesma ao paciente, para que a família não precise arcar com os custos, que são muitos e duram, em média, 90 dias.
O setor de farmácia faz a articulação com serviço social para que as demandas de medicamentos, fornecidas pelo Ministério da Saúde, como no caso dos imunossupressores, que evitam a rejeição do transplante, possa ser recebida através da Unidade Central de Agentes Terapêuticos (UNICAT) RN.
Dessa maneira, o farmacêutico faz a orientação, aquisição e dispensação das medicações, além de organizar os horários, pois a prescrição abrange diversos medicamentos diferentes. Em alguns casos, o paciente faz uso de mais de um, no mesmo horário. Para que a cronofarmacologia seja respeitada e, diariamente, os níveis do medicamento no organismo permaneçam os mesmos, para que não haja nenhuma intercorrência, devido ao uso incorreto.
Isabelle Resende – Farmacêutica da Casa Durval Paiva, CRF: 2541
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou em seu discurso no Fórum Econômico Mundial,…
O Conselho Federal de Medicina (CFM) estuda impedir que 13 mil estudantes de Medicina do…
Uma criança de 10 anos morreu soterrada após o desmoronamento de uma casa devido às chuvas, na…
O Banco Central (BC) decretou nesta quarta-feira (21) a liquidação extrajudicial da Will Financeira S.A. Crédito,…
A terceira edição do "Sesc Parada na Ladeira" será realizada nesta quinta-feira (22), abrindo a…
1- Sábado (24) é dia de Clássico-rei! América-RN e ABC chegam em condições muito…
This website uses cookies.