CONEXÃO EXPRESSO ORIENTE – Mário Roberto Melo

O terremoto de ontem (06) que devastou a Turquia e a Síria, já deixou 4.500 mortas e a Organização das Nações Unidas (ONU) adverte: o número final pode ser muito maior. Acredita-se que cerca de 40 mil pessoas estão sob os escombros e agora é rezar para que o tempo e o frio, tenham dó daqueles que estão soterrados.

Na Turquia, por exemplo, onde ocorreu o epicentro, mais de 3 mil pessoas foram dadas como mortas e outras 16 mil ficaram feridas. Já na Síria, país vizinho, 1.500 pessoas morreram e mais de 3.400 ficaram feridas.

Um dos assessores do presidente turco, Tayyip Erdoğan, afirmou que há uma corrida contra o relógio para resgatas pessoas presas nos escombros e a preocupação maior, até a noite de ontem, era retirar os sobreviventes soterrados, com as próprias mãos, para que eles não morresse com o frio que está em níveis negativas por lá.

Ontem, ao cair da noite, as equipes continuavam a vasculhar os escombros e infelizmente encontraram em sua maioria, pessoas mortas. Outro aspecto que contribui para diminuir a esperança de encontrar sobreviventes é que ao meio dia de ontem, após o primeiro terremoto ocorrido às 03h e 17min da madrugada, um novo terremoto, um pouco menor de 7,7 de magnitude pode ter sido a gota d’água para aqueles que estavam sob os escombros falecerem.

Para se ter uma ideia do que aconteceu na Turquia, por exemplo, 5.600 prédios foram destruídos e milhares de turcos estão agora desabrigados sob um frio de até -5º C durante a noite.

A situação não é melhor na Síria, muitos disseram que essa destruição enorme foi igual ao que vivenciaram na guerra do regime de Bashar Al-Assad, presidente sírio. A liderança da Síria pediu a Rússia que entrasse em contato com Israel, para pedir ao premier israelense, Benjamin Netanyahu, ajuda humanitária.

O pedido foi feito e o governo de Israel já mandou remédio, tendas, agasalhos e colchões. Diferentemente do que aconteceu da Turquia, onde Israel enviou todo esse material, mais médicos e pessoal de resgate, para Síria o governo israelense disse que iria montar o um hospital de campanha na fronteira e aqueles que quiserem podem ir tratar-se lá.

O pedido de ajuda do presidente sírio, Bashar Al-Assad é inédito, já que a Síria é inimiga mortal de Israel.

 

 

 

 

Mário Roberto Melo – Correspondente do Blog Ponto de Vista, em Tel Aviv, Israel

As opiniões contidas nos artigos são de responsabilidade dos colaboradores
Ponto de Vista

Recent Posts

Trump diz que não usará força para tomar Groenlândia, mas exige negociação

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou em seu discurso no Fórum Econômico Mundial,…

12 horas ago

CFM quer impedir que 13 mil alunos de Medicina mal avaliados em exame nacional possam atender

O Conselho Federal de Medicina (CFM) estuda impedir que 13 mil estudantes de Medicina do…

12 horas ago

Criança morre soterrada após casa desabar durante forte chuva no ES; cidades têm deslizamentos e árvores caídas

Uma criança de 10 anos morreu soterrada após o desmoronamento de uma casa devido às chuvas, na…

12 horas ago

BC decreta liquidação extrajudicial do Will Bank, que integra conglomerado do banco Master

O Banco Central (BC) decretou nesta quarta-feira (21) a liquidação extrajudicial da Will Financeira S.A. Crédito,…

12 horas ago

‘Sesc Parada na Ladeira’ terá show gratuito de Saulo Fernandes nesta quinta-feira (22) em Natal

A terceira edição do "Sesc Parada na Ladeira" será realizada nesta quinta-feira (22), abrindo a…

12 horas ago

PONTO DE VISTA ESPORTE – Leila de Melo

  1- Sábado (24) é dia de Clássico-rei! América-RN e ABC chegam em condições muito…

13 horas ago

This website uses cookies.