CONEXÃO EXPRESSO ORIENTE – Mário Roberto Melo

 

Finalmente, após dois anos e dois meses de intransigência política dentro do parlamento israelense, o dia de ontem (13) trouxe para Israel esperança com uma nova coalizão formada. O novo governo que Yair Lapid conseguiu e que foi o maior opositor do ex-premiê Benjamin Netanyahu nesta última eleição necessita de estabilidade entre os parlamentares.

Ficou acertado que Naftali Bennett iniciará o mandato como Primeiro Ministro e após dois anos Yair Lapid assumirá o posto. O grande desafio, entretanto, será lidar com a salada mista que é a coalizão. Nela contém um partido de extrema esquerda, um de esquerda, um de centro, dois partidos de extrema direita, um de direta e outro de árabes israelenses. Este último partido terá pela primeira vez dois ministros no governo. A maioria da coalizão “Mudança”, tem apenas uma cadeira a mais do que os seus opositores que agora são liderados pelo ex-premiê, Netanyahu, que teve início sua trajetória política em 1996, quando disputou as eleições com Shimon Peres e ganhou. Este primeiro mandato foi até 1999. Na eleição seguinte perdeu para Ehud Barak. Em 2009 ele venceu as eleições e ficou firme no cargo até 2019. No ano de dois mil e dezenove, o premiê perdeu a maioria no parlamento e foram necessárias quatro eleições para definir o futuro político do país.

A primeira eleição foi em abril de 2019 e o premiê fracassou em formar uma maioria no parlamento, após a saída do seu apoiador Avigdor Liberman da coalizão. Liberman foi contrário a decisão de Netanyahu dar por encerrada um grande conflito com os palestinos, em especial com o Hamas. O grupo terrorista estava atacando o Estado judeu constantemente com mísseis e Liberman, então ministro da defesa, queria fazer uma limpeza no Hamas para acabar com essa agressão palestina.

Em setembro de 2019 veio a segunda eleição. Novamente Liberman foi decisivo, ele recusou-se a integrar a coalizão de Netanyahu.

A terceira eleição ocorreu em março de 2020, desta vez a pedra no sapato de Netanyahu foi Benny Gantz.

Por último, em março de 2021, Yair Lapid, mesmo tendo menos cadeiras no Parlamento que o então premiê Benjamin Netanyahu conseguiu formar uma coalizão partidária que dá sustentação, ao menos de início, ao seu governo.

Netanyahu saindo terá de enfrentar problemas na justiça. O premiê é acusado de corrupção. Uma das acusações, diz que o líder do Estado judeu teria recebido presentes em torno de 264 mil dólares de magnatas. Outra acusação é de que ele teria negociado com um grupo de comunicação a fim de obter uma cobertura favorável para o seu governo e em troca o Primeiro-ministro ofereceu uma legislação que retardaria o crescimento de um jornal rival.

No entanto, o israelense não acredita no fim da carreira política de Netanyahu, porque antes de mais nada o político conseguiu acabar com a esquerda em Israel, que não significa “partidos com ideias socialistas”, mas sim flexibilidade para negociar com os árabes. Ele também conseguiu convencer aos EUA de transferir a embaixada norte-americana de Tel Aviv para Jerusalém, fato esse que foi repetido por outros países.

Netanyahu conseguiu também acordos diplomáticos com países árabes como Barein, Emirados Árabes Unidos e até mesmo Arábia Saudita. Ações estás que agradaram a população israelense. Ele ainda convenceu o ex-presidente dos EUA, Donald Trump, a abandonar o acordo nuclear com o Irã. Por último e mais importante, venceu o novo coronavírus em Israel.

 

 

 

Mário Roberto Melo – Correspondente do Blog Ponto de Vista, em Tel Aviv, Israel

As opiniões contidas nos artigos são de responsabilidade dos colaboradores
Ponto de Vista

Recent Posts

Trump diz que não usará força para tomar Groenlândia, mas exige negociação

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou em seu discurso no Fórum Econômico Mundial,…

21 horas ago

CFM quer impedir que 13 mil alunos de Medicina mal avaliados em exame nacional possam atender

O Conselho Federal de Medicina (CFM) estuda impedir que 13 mil estudantes de Medicina do…

21 horas ago

Criança morre soterrada após casa desabar durante forte chuva no ES; cidades têm deslizamentos e árvores caídas

Uma criança de 10 anos morreu soterrada após o desmoronamento de uma casa devido às chuvas, na…

21 horas ago

BC decreta liquidação extrajudicial do Will Bank, que integra conglomerado do banco Master

O Banco Central (BC) decretou nesta quarta-feira (21) a liquidação extrajudicial da Will Financeira S.A. Crédito,…

21 horas ago

‘Sesc Parada na Ladeira’ terá show gratuito de Saulo Fernandes nesta quinta-feira (22) em Natal

A terceira edição do "Sesc Parada na Ladeira" será realizada nesta quinta-feira (22), abrindo a…

21 horas ago

PONTO DE VISTA ESPORTE – Leila de Melo

  1- Sábado (24) é dia de Clássico-rei! América-RN e ABC chegam em condições muito…

22 horas ago

This website uses cookies.