CONEXÃO EXPRESSO ORIENTE – Mário Roberto Melo

 

O Primeiro Ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, pode estar muito próximo do fim de sua permanência como premiê, após tratativas da oposição.

Nesse domingo (30), o líder da extrema direita, Naftali Bennett verbalizou seu apoio a um governo de mudança, para destituir o atual primeiro ministro, Netanyahu.

O líder da oposição, Yair Lapid, que recebeu a incumbência de formar um novo parlamento israelense, tem até quarta-feira (02) para apresentar uma coalizão com no mínimo sessenta e uma cadeiras.

Tudo isso aconteceu após Benjamin Netanyahu não obter sucesso na formação de uma maioria no parlamento. E caso Lapid não conseguisse essa maioria, que ao que tudo indica agora existe, o Estado de Israel entraria em um novo processo eleitoral, que seria a quinta eleição em dois anos e dois meses.

A aliança entre partidos de direta, centro e esquerda, incluindo árabes no governo israelense está muito próximo de ser real. As chances de sucesso de Yair Lapid que residiam em Bennett são suficientes para dar a ele o status de fiel da balança.

Pelo diálogo de ontem, Naftali Bennett, substituiria Netanyahu de 71 anos de idade, no cargo de Primeiro Ministro e mais tarde daria lugar a Lapid, em um acordo rotativo.

Os diversos membros da nova coalizão teriam pouco em comum além do desejo de encerrar a gestão de 12 anos de Netanyahu, o líder mais longevo da história de Israel, atualmente em julgamento por acusações de corrupção.

A grande pergunta agora é saber como uma salada de ideologias poderá dar certo? Esta coalizão que seria tipicamente anti-Netanyahu é muito frágil e exigiria o apoio externo dos membros árabes do parlamento que se opõem a uma grande parte da agenda de Bennett, que inclui mais construções de assentamentos na Cisjordânia ocupada e sua anexação parcial.

Eu só acredito que isso dê certo se esse aspecto de divergência da ocupação se congele e a coalizão se concentre unicamente na recuperação da economia que foi extremamente afetada pela pandemia da covid-19 e recentemente, a guerra com o Hamás, deixando de lado todas essas questões que os membros discordam, como o papel da religião na sociedade e as aspirações palestinas por um Estado.

Entretanto, ainda é cedo para se ter uma decisão final, porque Benjamin Netanyahu fez uma contra-oferta tripla ontem (30). Após o pronunciamento de Bennett, onde o Primeiro Ministro propôs que os três líderes da direita Gideon Saar, Naftali Bennett e o próprio Netanyahu se juntasse em uma unidade de governo e cada um assumisse como Primeiro Ministro por um período. O ex-ministro do Liduk, Gideon Saar, rejeitou de imediato a proposta afirmando que seu compromisso e sua posição não mudaram.

Portanto, isso significa que os dias áureos de Benjamin Netanyahu na liderança do Estado de Israel estão chegando ao fim.

 

 

 

 

 

Mário Roberto Melo – (Correspondente do Blog Ponto de Vista, em Tel Aviv, Israel)

As opiniões contidas nos artigos são de responsabilidade dos colaboradores
Ponto de Vista

Recent Posts

Trump diz que não usará força para tomar Groenlândia, mas exige negociação

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou em seu discurso no Fórum Econômico Mundial,…

21 horas ago

CFM quer impedir que 13 mil alunos de Medicina mal avaliados em exame nacional possam atender

O Conselho Federal de Medicina (CFM) estuda impedir que 13 mil estudantes de Medicina do…

21 horas ago

Criança morre soterrada após casa desabar durante forte chuva no ES; cidades têm deslizamentos e árvores caídas

Uma criança de 10 anos morreu soterrada após o desmoronamento de uma casa devido às chuvas, na…

21 horas ago

BC decreta liquidação extrajudicial do Will Bank, que integra conglomerado do banco Master

O Banco Central (BC) decretou nesta quarta-feira (21) a liquidação extrajudicial da Will Financeira S.A. Crédito,…

21 horas ago

‘Sesc Parada na Ladeira’ terá show gratuito de Saulo Fernandes nesta quinta-feira (22) em Natal

A terceira edição do "Sesc Parada na Ladeira" será realizada nesta quinta-feira (22), abrindo a…

21 horas ago

PONTO DE VISTA ESPORTE – Leila de Melo

  1- Sábado (24) é dia de Clássico-rei! América-RN e ABC chegam em condições muito…

22 horas ago

This website uses cookies.