CONEXÃO EXPRESSO ORIENTE – Mário Roberto Melo

Este final de semana foi muito agitado aqui no Oriente Médio. No Egito aconteceu um verdadeiro desfile dos faraós pelas ruas do Cairo. O governo egípcio decidiu fazer a transferência de todos sarcófagos contendo as múmias de reis e rainhas milenares do país para um único museu.

Aqui em Israel ocorreram a Páscoa judaica e a Páscoa cristã e foi muito movimentadas, principalmente na cidade de Jerusalém.

Contudo, foi a Jordânia que chamou mais atenção com a acusação contra o príncipe regente, Hamza bin Hussein, de complô com intuito de desestabilizar o país. O monarca encontra-se em prisão domiciliar.

Hamza e seus aliados, pessoas influentes da política jordaniana, foram detidos.

O vice-primeiro ministro da Jordânia, Ayman Safadi, disse que o príncipe Hamza, meio-irmão do atual rei, é investigado já faz um tempo.

No sábado, os militares disseram que emitiram um aviso ao príncipe por suas ações que tinham como alvo a segurança e estabilidade do país.

Estas notícias chegaram a Israel ainda na sexta-feira (02) a noite, mas por ética a imprensa israelense calou-se diante de tal fato porque a estabilidade na Jordânia é muito importante para Israel.

“As investigações iniciais mostram que essas atividades e movimentos chegaram a um ponto que afetavam diretamente a segurança e estabilidade do país, mas sua majestade (o rei Abdullah) decidiu que era melhor falar diretamente com o príncipe Hamza, para lidar com isso dentro da família e evitar que [o tema] fosse explorado”, disse Safadi.

A mãe de Hamza, a rainha Noor, defendeu seu filho. Ela afirmou que reza para que a verdade e a justiça prevaleçam e classificou as acusações de calúnias perversas.

O governo jordaniano disse ainda que há interesse de países da região, bem como da própria oposição jordaniana para que a intriga doméstica viesse a acontecer.

 

 

 

 

Mário Roberto Melo – (Correspondente do Blog Ponto de Vista, em Tel Aviv, Israel)

As opiniões contidas nos artigos são de responsabilidade dos colaboradores
Ponto de Vista

Recent Posts

Trump diz que não usará força para tomar Groenlândia, mas exige negociação

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou em seu discurso no Fórum Econômico Mundial,…

24 horas ago

CFM quer impedir que 13 mil alunos de Medicina mal avaliados em exame nacional possam atender

O Conselho Federal de Medicina (CFM) estuda impedir que 13 mil estudantes de Medicina do…

24 horas ago

Criança morre soterrada após casa desabar durante forte chuva no ES; cidades têm deslizamentos e árvores caídas

Uma criança de 10 anos morreu soterrada após o desmoronamento de uma casa devido às chuvas, na…

1 dia ago

BC decreta liquidação extrajudicial do Will Bank, que integra conglomerado do banco Master

O Banco Central (BC) decretou nesta quarta-feira (21) a liquidação extrajudicial da Will Financeira S.A. Crédito,…

1 dia ago

‘Sesc Parada na Ladeira’ terá show gratuito de Saulo Fernandes nesta quinta-feira (22) em Natal

A terceira edição do "Sesc Parada na Ladeira" será realizada nesta quinta-feira (22), abrindo a…

1 dia ago

PONTO DE VISTA ESPORTE – Leila de Melo

  1- Sábado (24) é dia de Clássico-rei! América-RN e ABC chegam em condições muito…

1 dia ago

This website uses cookies.