CONEXÃO EXPRESSO ORIENTE – Mário Roberto Melo

O supernavio Ever Given da empresa Evergreen, encalhou no Canal de Suez na última terça-feira (22) e somente hoje (29) desencalhou.

O navio deu uma tremenda dor de cabeça ao mundo todo, principalmente aos coitados dos animais que estavam nos navios ancorados no Mar Mediterrâneo e no Mar Vermelho, que inclusive, especulou-se a possibilidade de sacrificar os bichos, porque a comida estava se acabando e eles também não podiam se mover por falta de espaço nas gaiolas.

O uso de helicóptero foi descartado para fazer a retirada dos containers do navio, uma vez que o peso deles, colocava a operação em risco. Por outro lado, as equipes de resgate conseguiram, no início da tarde de ontem(28), liberar as hélices e o leme da embarcação. As equipes seguiram com o processo de drenagem de areia, para liberar o casco. O grande problema foi liberar a proa do navio que até a manhã desta segunda estava afundada na margem do Canal de Suez.

Até domingo, 27mil m³ de areia foram dragados da parte da costa onde a proa do navio estava encalhada. Os trabalhos para conseguir desencalhar a embarcação foram de 24h por dia.

Na manhã de hoje (29), catorze rebocadores foram utilizados para tentar mover o supernavio Ever Given. Até o momento em que a embarcação foi desencalhada com sucesso” na manhã de hoje, navios continuavam a se juntar nas duas entradas do Canal, tanto no Mar Vermelho, quanto no Mar Mediterrâneo, aguardando o desbloqueio. Embora alguns dos maiores navios, que têm maiores depósitos de combustíveis, tenham desviado a rota para contornar a África.

Os portos de Eilat e Aqaba, respectivamente de Israel e Jordânia, estão preparando um plano de contingência para a chegada dos muitos barcos que poderão passar por aquele porto do Mar Vermelho, assim que o Canal de Suez reabrir.

Aqui no Norte de Israel, no Mar Mediterrâneo, principalmente em frente a cidade de Haifa, já é possível ver no horizonte uma outra cidade. Mas na verdade são inúmeros navios ancorados no Mar Mediterrâneo, já que o porto de Haifa não tem mais lugares para recebê-los.

O bloqueio vem atrasando as entregas de petróleo e outros produtos, que já estão com o preço aumentado. Mas a grande preocupação mesmo é com os animais, já que 130 mil ovelhas estão dentro dos navios e outros 11 cargueiros estão transportando o gado vivo. A situação é realmente crítica e corria o risco de se transformar em uma tragédia marítima sem precedentes, envolvendo animais vivos.

O bloqueio também estava acabando com a economia do Egito que perdeu cerca de 14 milhões de dólares. Acredito que entre três e seis dias, tudo voltará ao normal na travessia do canal.

 

 

 

Mário Roberto Melo – (Correspondente do Blog Ponto de Vista, em Tel Aviv, Israel)

As opiniões contidas nos artigos são de responsabilidade dos colaboradores
Ponto de Vista

Recent Posts

COTAÇÕES DO DIA

DÓLAR COMERCIAL: R$ 5,3730 DÓLAR TURISMO: R$ 5,5580 EURO: R$ 6,259 LIBRA: R$ 7,1290 PESO…

5 horas ago

Netflix fecha acordo para compra da Warner Bros. Discovery por US$ 72 bilhões

A Netflix anunciou na manhã desta sexta-feira (5) acordo de compra dos estúdios de TV e cinema…

5 horas ago

Suspeito de participar da morte de menina de 7 anos na Grande Natal é preso

A Polícia Civil prendeu nessa quarta-feira (3), em Natal, um dos suspeitos de partipação na morte da…

5 horas ago

Dino marca para fevereiro de 2026 julgamento do caso Marielle na 1ª Turma do STF

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu nesta sexta-feira (5) marcar para os…

5 horas ago

Investigado por contrabando é preso ao ser flagrado pela PF com material de abuso sexual infantojuvenil

A Polícia Federal prendeu um investigado por contrabando de cigarros em flagrante após localizar material configurado…

5 horas ago

Justiça manda Airbnb ressarcir despesas médicas de cliente que ficou paraplégica após acidente em hospedagem

A Justiça do Distrito Federal determinou que o Airbnb pague, na íntegra, os custos de uma…

5 horas ago

This website uses cookies.