CONEXÃO EXPRESSO ORIENTE – Mário Roberto Melo

A delegação brasileira chefiada pelo Ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, iniciou ontem (07) sua missão diplomática em Israel.

A comitiva brasileira encontrou-se com o chanceler israelense Gabi Ashkenazi, onde discutiram diversos temas, dentre os quais o relacionamento bilateral, incluindo a ampla agenda de cooperação Brasil – Israel, principalmente no que diz respeito ao desenvolvimento de tecnologia, como terapias e vacinas para prevenção e tratamento da covid-19. Outro assunto tratado foi da agência espacial israelense, que o Brasil tem grande interesse em participar. Israel pretende em 2024 fazer uma segunda tentativa de lançar seu satélite artificial à lua.

O ministro das Relações Exteriores brasileiro deve se reunir hoje (08) com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu. Ernesto Araújo também fará contatos com dirigentes e representantes do Instituto Weizman de Ciência, bem como do Centro Médico Sourasky (conhecido como Hospital Ichilov). O Centro Médico foi o local onde a pesquisa com o medicamento spray nasal EXO-CD 24 contra a covid-19 foi realizado com trinta pacientes em estado crítico em que todos se recuperaram rapidamente.

Um fato que chamou atenção da mídia brasileira foi que a comitiva chefiada pelo ministro Ernesto Araújo fez uma foto no embarque com todos os seus membros sem máscara. Ao desembargar no Aeroporto Internacional Ben Gurion em Tel Avivi,  uma segunda foto foi tirada, desta vez com todos utilizando máscaras. Mas, como costume de casa vai a praça, na solenidade com o ministro israelense, Araújo, se distraiu, não fez uso da máscara e por isso foi chamado atenção pelo chefe do cerimonial, gerando constrangimento.

A delegação brasileira deverá ficar aqui em Israel até amanhã (09) a noite. Embora tudo, a partir de hoje, esteja funcionando 100% em Israel, os integrantes da comitiva brasileira não poderão circular livremente no país judeu, já que a lei é para todos. Israel exige que os estrangeiros que chegam ao país fiquem de quarentena por pelo menos catorze dias e façam testagens, para saber se estão infectados pelo novo coronavírus. A comitiva só tem permissão para sair do hotel para ir até a embaixada brasileira ou aos encontros oficiais.

 

 

 

Mário Roberto Melo – (Correspondente do Blog Ponto de Vista, em Tel Aviv, Israel)

As opiniões contidas nos artigos são de responsabilidade dos colaboradores
Ponto de Vista

Recent Posts

Trump diz que não usará força para tomar Groenlândia, mas exige negociação

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou em seu discurso no Fórum Econômico Mundial,…

24 horas ago

CFM quer impedir que 13 mil alunos de Medicina mal avaliados em exame nacional possam atender

O Conselho Federal de Medicina (CFM) estuda impedir que 13 mil estudantes de Medicina do…

24 horas ago

Criança morre soterrada após casa desabar durante forte chuva no ES; cidades têm deslizamentos e árvores caídas

Uma criança de 10 anos morreu soterrada após o desmoronamento de uma casa devido às chuvas, na…

1 dia ago

BC decreta liquidação extrajudicial do Will Bank, que integra conglomerado do banco Master

O Banco Central (BC) decretou nesta quarta-feira (21) a liquidação extrajudicial da Will Financeira S.A. Crédito,…

1 dia ago

‘Sesc Parada na Ladeira’ terá show gratuito de Saulo Fernandes nesta quinta-feira (22) em Natal

A terceira edição do "Sesc Parada na Ladeira" será realizada nesta quinta-feira (22), abrindo a…

1 dia ago

PONTO DE VISTA ESPORTE – Leila de Melo

  1- Sábado (24) é dia de Clássico-rei! América-RN e ABC chegam em condições muito…

1 dia ago

This website uses cookies.