Uma equipe internacional de astrônomos detectou o que pode ser a primeira missão de rádio vindo de um exoplaneta. Estudar planetas fora do sistema solar é muito difícil, porque eles são pequenos e refletem muito pouca luz para serem observados diretamente com instrumentos astronômicos de uma distância tão grande, a equipe conseguiu fazê-lo a uma distância de 51 anos-luz da Terra.
O planeta é binário – ou seja, possui duas estrelas, como no Tatooine da franquia de filmes Star Wars –, e é conhecido desde 1996.
As características (como força e polaridade) do sinal de rádio coincidem com a modelagem teórica do campo magnético do planeta. Ou seja: nada de extraterrestres. A emissão é resultado da interação entre as partículas carregadas emitidas pelas estrelas e os pólos magnéticos do planeta. Segundo os cientistas, o campo magnético desse mundo extraterrestre desvia trajetória e altera a velocidade dessas partículas. Dessa interação resulta uma emissão de ondas eletromagnéticas na frequência correspondente ao rádio.
Acredita-se que a presença de um campo magnético é também uma forma de defesa natural do planeta. Ele funciona como escudo, repelindo ventos solares e raios cósmicos nocivos para a vida na superfície – caso haja vida, é claro. Ele também evita que atmosfera perca gás demais para o espaço.
Mário Roberto Melo – (Correspondente do Blog Ponto de Vista, em Tel Aviv, Israel)
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou em seu discurso no Fórum Econômico Mundial,…
O Conselho Federal de Medicina (CFM) estuda impedir que 13 mil estudantes de Medicina do…
Uma criança de 10 anos morreu soterrada após o desmoronamento de uma casa devido às chuvas, na…
O Banco Central (BC) decretou nesta quarta-feira (21) a liquidação extrajudicial da Will Financeira S.A. Crédito,…
A terceira edição do "Sesc Parada na Ladeira" será realizada nesta quinta-feira (22), abrindo a…
1- Sábado (24) é dia de Clássico-rei! América-RN e ABC chegam em condições muito…
This website uses cookies.