CONEXÃO EXPRESSO ORIENTE – Mário Roberto Melo

Ontem (03) a noite foi divulgado um relatório, que embora seja cedo pra se concluir do porquê o Boeing 737-800 Max da Ethiopian Airlines ter caído, o relatório indica que uma falha do software do sistema de voo pode ter causado a queda da aeronave. Pois o controle de voo automático fez com que o procedimento de parada fosse ativado e os pilotos reagiram seguindo a orientação correta da Boeing e fizeram de tudo pra evitar o trágico acidente. Isso tudo pode ser afirmado até agora em decorrência do que foi verificado na caixa-preta do avião, que sugere claramente que o sistema automático ativou e ocasionou o acidente. Esses sistema é conhecido como MCAS e seria o responsável por ter impulsionado o “nariz” (ou parte frontal) do avião, seja direcionada para baixo e como o outro Boeing da Lion Air, caiu nas mesmas condições, muito semelhante ao da Ethiopian Airlines, os engenheiros acham que esse problema é sistêmico nessas aeronaves de fabricação americana. No caso do Boeing da Ethiopian Airlines, o piloto já entrou em contato com a torre, um minuto após decolar da capital Adis Abeba, desta maneira, fazendo com que a Federação Internacional de Aviação pedisse para que todos os Boeings deste modelo não fossem usados até se ter uma conclusão do relatório dos acidentes. A grande pergunta agora é como irá ficar a produção destas aeronaves, porque, até agora só os voos e as entregas tinham sido suspensas.

 

 

 

Mário Roberto Melo – (Correspondente do Blog Ponto de Vista, em Tel Aviv, Israel)

 

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