Categories: Blog

Chip obrigatório para veículos é adiado para 2015, informa Denatran

O prazo para que todos os veículos tenham chip de identificação foi adiado para 30 de junho de 2015, informou o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), nesta quinta-feira (20). Segundo o órgão, a data limite para o funcionamento pleno do sistema, que pretende auxiliar no combate a roubos e clonagens, foi aumentada em um ano, antes a data prevista era 30 de junho de 2014. Isso ocorreu devido ao prazo não ser suficiente para a instalação do sistema de monitoramento no país, informou o Denatran.

Apesar de não informar a data exata na qual começam as instalações dos chips em carros, motos, caminhões e outros, o Denatran afirma que a partir de 1ª de janeiro começa a implantação do sistema, mantendo assim a data inicial estipulada.

O Sistema Nacional de Identificação Automática de Veículos (Siniav) consiste na identificação de veículos por radiofrequência, por meio de dispositivo de identificação eletrônico instalado no veículo, antenas leitoras, centrais de processamento e sistemas informatizados. De acordo com o Denatran, o preço médio dos chips identificadores ainda não está definido.

O chip funcionará como uma placa eletrônica do veículo, trazendo informações como ano, modelo e placa. No entanto, o Registro Nacional de Veículos (Renavam) e informações pessoais do proprietário serão mantida em sigilo. Antenas serão instaladas nas cidades para captar as informações sobre veículos que estarão registradas em chips, no momento que passarem próximos.

Ponto de Vista

Recent Posts

Mito derrubado: fatores emocionais não causam câncer na maioria dos casos, aponta estudo global

Acreditar que o estresse, o luto ou o sofrimento emocional podem causar câncer é uma…

11 horas ago

Cientistas descobrem que tumor pode ‘se alimentar’ de antioxidante do próprio corpo (e isso pode virar estratégia contra o câncer)

Uma substância conhecida por proteger as células do corpo pode, na prática, estar sendo usada por…

11 horas ago

Contratos de R$ 6,3 bilhões entre Master e Tirreno tiveram firma reconhecida dois dias antes de serem apresentados ao BRB

Um relatório interno do Banco Regional de Brasília (BRB) aponta que os contratos de operação de…

11 horas ago

Casal suspeito de roubos e golpes contra gays e trans é preso em Natal

Um casal suspeito de praticar roubos e extorões principalmente contra homens gays e mulheres trans…

12 horas ago

Governo federal faz mais duas trocas em ministérios antes das eleições

Mais dois ministros do governo federal deixaram formalmente seus cargos na quarta-feira (1º). Edição extra…

12 horas ago

Em discurso no Dia da Mentira, Trump se perde em declarações confusas para traçar o fim da guerra

No pronunciamento em horário nobre e programado para o Dia da Mentira, foi mais difícil…

12 horas ago

This website uses cookies.