Categories: Blog

Câmara de Natal aprova nova lei de Parcerias Público-Privadas

Complexo Turístico da Redinha, um dos projetos que devem ser contemplados por PPP — Foto: Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi

A Câmara Municipal de Natal (CMN) aprovou, em segunda discussão, nessa quarta-feira (28) a atualização da Lei de Parcerias Público-Privadas (PPPs) da capital potiguar.

A matéria havia sido enviada à CMN pela prefeitura de Natal no mês de abril. Com a aprovação, cabe a sanção da lei pelo prefeito Paulinho Freire (União Brasil) e a publicação no Diário Oficial do Município (DOM).

A nova legislação amplia as possibilidades de atuação da iniciativa privada em projetos públicos e também estabelece mecanismos para aumentar a segurança jurídica dos investidores, segundo o Município.

Com a atualização, empresas podem assumir, por exemplo, a construção e manutenção de terminais de ônibus, prédios públicos e até equipamentos de lazer, como parques.

“Natal tinha uma lei de 2011 que, com esse tempo transcorrido, se mostrou desatualizada, então foi necessário a gente fazer um texto novo e submeter à Câmara para poder conectar Natal com as melhores práticas de PPPs que vêm sendo aplicadas com um grande sucesso no Brasil”, explicou o secretário de Concessões, Parcerias, Empreendedorismo e Inovação de Natal, Arthur Dutra.

 

Fundo Garantidor e sustentabilidade financeira

A proposta também prevê a criação do Fundo Garantidor do Município de Natal, que pode receber aportes financeiros da prefeitura e utilizar imóveis como garantia para atrair investimentos.

Um dos objetivos da atualização da lei é dar mais segurança jurídica aos investidores. Segundo o secretário, é importante “garantir segurança jurídica para a prefeitura e para os investidores que vierem participar dos contratos de PPPs”.

“Garantir que o Poder Público vai estar concedendo, ofertando bem o serviço para ser bem administrado, bem prestado por um particular. E o particular que investe tem a garantia de receber as contrapartidas que eventualmente foram pactuadas”, falou Arthur Dutra.

 

A lei também prevê a criação de um Conselho Gestor para acompanhar a execução dos projetos. Segundo o secretário há também uma preocupação com a “sustentabilidade financeira dos contratos”.

“Que a prefeitura só assuma compromisso que pode arcar sem comprometer a saúde das contas públicas. Também há essa preocupação”, pontuou.

Projetos e Complexo Turístico da Redinha

Segundo a pasta, há um portfólio de cerca de 12 projetos que visam concessões para parcerias público-privadas.

O Complexo Turístico da Redinha é um desses projetos que o Município prevê que operem através de uma PPP. O secretário informou que o Município finalizou a contratação de uma empresa para realizar os estudos de viabilidade.

A contração ocorreu após a primeira licitação não receber propostas – ainda no ano passado, na gestão Álvaro Dias.

“Em breve é a gente vai receber esses estudos e com base neles montar um edital que seja atrativo que a gente possa finalizar e concluir o processo de concessão do mercado”, falou o secretário.

O mercado permanecia fechado. Não havia previsão para a publicação do novo edital.

Fonte: G1RN

Ponto de Vista

Recent Posts

Trump diz que não usará força para tomar Groenlândia, mas exige negociação

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou em seu discurso no Fórum Econômico Mundial,…

24 horas ago

CFM quer impedir que 13 mil alunos de Medicina mal avaliados em exame nacional possam atender

O Conselho Federal de Medicina (CFM) estuda impedir que 13 mil estudantes de Medicina do…

1 dia ago

Criança morre soterrada após casa desabar durante forte chuva no ES; cidades têm deslizamentos e árvores caídas

Uma criança de 10 anos morreu soterrada após o desmoronamento de uma casa devido às chuvas, na…

1 dia ago

BC decreta liquidação extrajudicial do Will Bank, que integra conglomerado do banco Master

O Banco Central (BC) decretou nesta quarta-feira (21) a liquidação extrajudicial da Will Financeira S.A. Crédito,…

1 dia ago

‘Sesc Parada na Ladeira’ terá show gratuito de Saulo Fernandes nesta quinta-feira (22) em Natal

A terceira edição do "Sesc Parada na Ladeira" será realizada nesta quinta-feira (22), abrindo a…

1 dia ago

PONTO DE VISTA ESPORTE – Leila de Melo

  1- Sábado (24) é dia de Clássico-rei! América-RN e ABC chegam em condições muito…

1 dia ago

This website uses cookies.