Categories: Blog

Black Friday: como as empresas definem os produtos que vão ter desconto?

As empresas levam em conta uma série de fatores para decidir quais produtos vão ter descontos durante a Black Friday – que este ano acontece nesta sexta-feira, 29 de novembro. De forma geral, as varejistas optam por reduzir o preço de itens mais estocados, que tenham elevada margem de ganho e que “dialoguem” entre si para que possam gerar novas intenções de consumo – como televisores e home theater.

“Os produtos que vão para a promoção são aqueles que precisam que a empresa tenha uma margem grande”, afirma o professor de de e-commerce e omnichannel da ESPM, Alexandre Marquesi.

Veja algumas características dos produtos em promoção:

  1. Produtos com elevada margem ;
  2. Produtos com nível alto de estoque;
  3. Produtos complementares, como computador e monitor, por exemplo;
  4. Produtos que incentivem as empresas a entrar na briga por descontos.

“A estratégia mais comum de colocar um produto em promoção é se ele está parado no estoque”, diz Marquesi.

No ano passado, os produtos de maior desconto na Black Friday nem sempre foram os mais desejados pelos consumidores. Um levantamento do Zoom – site e aplicativo comparador de preços – mostrou que o item com maior redução de preço percentual foi um aparador de pelos na edição de 2018. A queda foi de 42%.

Veja os produtos com mais descontos em 2018:

  • Aparador de pelos Trimmer (desconto de 42%)
  • Jogo Sniper Elite III (desconto de 40%)
  • Central Multimídia (desconto de 37%)
  • Jogo Shadow of The Tomb Raider (desconto de 36%)
  • Smartphone Multilaser MS50X (desconto de 35%)
  • Cafeteira Expresso Arno Dolce Gusto (desconto de 34%)
  • Mouse Óptico Notebook sem Fio MO251 – Multilaser Melody 3 (desconto de 34%)
  • Smart TV TV LED 58″ Samsung 4K (desconto de 30%)
  • Smartphone Multilaser MS80 (desconto de 29%)
  • Jogo Assassin’s Creed IV (desconto de 25%)

“Não há uma regra definida para colocar um produto em promoção, cada empresa tem uma estratégia”, afirma o CEO do Zoom, Thiago Flores. “Mas dificilmente um produto recém-lançado vai tem alguma redução de preço.”

Nos últimos anos, a Black Friday tem tido mais importância para o varejo, contribuindo para dados melhores do comércio nos meses de novembro.

Fonte: G1

Ponto de Vista

Recent Posts

COTAÇÕES DO DIA

DÓLAR COMERCIAL: R$ 5,2970 DÓLAR TURISMO: R$ 5,5030 EURO: R$ 6,1830 LIBRA: R$ 7,0830 PESO…

23 horas ago

Rodoanel é liberado após acidente com 5 carretas bloquear faixas na região de Embu das Artes

O Rodoanel foi liberado após um acidente envolvendo cinco carretas na manhã desta quinta-feira (4) provocar o bloqueio…

24 horas ago

CNU 2025: prova discursiva terá redação e questões; veja como funciona cada modelo

A prova discursiva da segunda edição do Concurso Nacional Unificado, aplicada neste domingo (7), é uma…

24 horas ago

PIB brasileiro fica estável e cresce 0,1% no 3º trimestre, diz IBGE

O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil variou 0,1% no terceiro trimestre de 2025, informou o…

24 horas ago

‘Choques e queima de equipamentos’: Maternidade é parcialmente esvaziada em Natal por causa de problemas elétricos

Pacientes da Maternidade Escola Januário Cicco, ligada à Universidade Federal do Rio Grande do Norte,…

24 horas ago

Lula abre reunião do Conselhão, que deve fazer balanço do grupo na COP 30 e discutir rumos da economia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) abriu, nesta quinta-feira (4), a 6ª plenária…

24 horas ago

This website uses cookies.