Categories: Blog

Astronauta do Canadá explica os efeitos no corpo dos astronautas que ficaram 9 meses no espaço

Após 286 dias no espaço, o retorno à Terra dos astronautas Suni Williams e Butch Wilmore foi marcado por uma recepção especial: um grupo de golfinhos apareceu para brincar com a cápsula Dragon.

A cápsula Starliner, da Boeing e que deveria trazer os astronautas meses atrás, apresentou falhas em propulsores e vazamentos de gás hélio, o que levou a Nasa a trazê-la vazia. O Fantástico conversou com Chris Hadfield, ex-comandante da Estação Espacial Internacional, para entender os impactos de uma viagem tão longa.

“É como a diferença entre um atleta olímpico dos cem metros e um da maratona. Os dois são corredores, mas o treinamento e o tipo de habilidades necessárias são diferentes”, explicou Hadfield.

 

Durante a estadia, Suni completou 59 anos e Butch, 62. A experiência deles em missões anteriores de seis meses foi uma vantagem. Viagens espaciais causam diversos impactos no corpo humano, como perda de densidade óssea e muscular, diminuição do tamanho do coração, sono irregular, acúmulo de fluidos na cabeça, enfraquecimento do sistema imunológico e impacto na saúde mental. No retorno à Terra, é necessário um longo período para recuperar a noção de equilíbrio.

Os médicos realizam exames detalhados para entender as mudanças no corpo dos astronautas. A brasileira Sofia Etlin, pesquisadora da Universidade de Cornell, em Nova York, estuda medicina aeroespacial e busca melhorar a capacidade humana para longas viagens, pensando na colonização da Lua ou em uma ida a Marte.

“A Nasa é uma organização governamental, então a maioria da pesquisa e os avançamentos nessa área não vem especificamente dela, mas vem justamente de laboratórios que nem o meu, que podem usar a informação que ela coleta para criar resultados que voltam para a Nasa para futuras missões”, comenta Sofia.

 

Suni e Butch entraram para a lista dos astronautas da Nasa com maior tempo seguido no espaço, ocupando o sexto lugar com 286 dias. O recordista é Frank Rubio, com 371 dias. Considerando todos os países, o russo Valeri Polyakov é o recordista absoluto, com 437 dias na estação espacial Mir.

Suni Williams também se tornou a mulher mais velha a fazer uma caminhada espacial e a recordista de tempo de permanência fora do veículo espacial, com mais de 62 horas acumuladas. Chris Hadfield, agora escritor, comentou que seu último livro quase profetizou a situação vivida por Suni e Butch, que precisaram ficar mais tempo no espaço do que o esperado.

O retorno feliz da dupla aconteceu esta semana, a bordo da cápsula Dragon Freedom, da SpaceX, junto com o americano Nick Hague e o russo Aleksandr Gorbunov, que estavam em outra missão. Foram 17 horas entre a saída da estação espacial e o pouso no mar na costa da Flórida. Por segurança, eles saíram da cápsula em macas.

Agora, serão semanas de exames detalhados, seguindo um programa rígido de recuperação física. Hadfield explicou que os astronautas são como ratos de laboratório, com dias cheios de exames médicos e compromissos com a imprensa. Talvez leve ainda uns quatro meses até conseguirem tirar férias para relaxar e pensar no futuro.

Fonte: G1

Ponto de Vista

Recent Posts

Trump diz que não usará força para tomar Groenlândia, mas exige negociação

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou em seu discurso no Fórum Econômico Mundial,…

12 horas ago

CFM quer impedir que 13 mil alunos de Medicina mal avaliados em exame nacional possam atender

O Conselho Federal de Medicina (CFM) estuda impedir que 13 mil estudantes de Medicina do…

12 horas ago

Criança morre soterrada após casa desabar durante forte chuva no ES; cidades têm deslizamentos e árvores caídas

Uma criança de 10 anos morreu soterrada após o desmoronamento de uma casa devido às chuvas, na…

12 horas ago

BC decreta liquidação extrajudicial do Will Bank, que integra conglomerado do banco Master

O Banco Central (BC) decretou nesta quarta-feira (21) a liquidação extrajudicial da Will Financeira S.A. Crédito,…

12 horas ago

‘Sesc Parada na Ladeira’ terá show gratuito de Saulo Fernandes nesta quinta-feira (22) em Natal

A terceira edição do "Sesc Parada na Ladeira" será realizada nesta quinta-feira (22), abrindo a…

12 horas ago

PONTO DE VISTA ESPORTE – Leila de Melo

  1- Sábado (24) é dia de Clássico-rei! América-RN e ABC chegam em condições muito…

13 horas ago

This website uses cookies.