Apenas 8,5% dos estudantes do ensino médio no RN têm aprendizagem adequada em português e matemática

Sala de aula da Escola Estadual Padre Bernardino Fernandes, em Marcelino Vieira, no RN — Foto: João Vital

Apenas 8,5% dos estudantes da 3ª série do ensino médio têm aprendizagem adequada nas disciplinas de português e matemática no Rio Grande do Norte, segundo o Anuário Brasileiro da Educação Básica, divulgado na última quinta-feira (25) pela ONG Todos Pela Educação.

O percentual é de 6,4% entre estudantes da rede pública e 21,2% no caso das escolas privadas. Apesar de publicado em 2025, o estudo considerou dados de 2023.

A situação do estado não é isolada do restante do país, onde a aprendizagem adequada se limita a 7,7% dos concluintes do ensino médio. No Nordeste, o estado tem o segundo melhor resultado, empatado com Pernambuco e muito próximo do Ceará (8,6%).

Por outro lado, o estado teve registrado o maior percentual de alunos do ensino médio com dois anos ou mais de atraso na trajetória escolar: 34%. Para se ter uma ideia, a média nacional é de 17,8% e no Nordeste, 22,2%.

No ensino fundamental, apenas 12,5% dos estudantes potiguares no 9º ano estavam com a aprendizagem adequada em português e matemática.

Nos anos iniciais do ensino fundamental, apenas 38% das crianças da 2ª série do ensino fundamental estavam alfabetizadas em língua portuguesa – o percentual é o segundo mais baixo do país, atrás apenas da Bahia (36%).

Panorama

Ao todo, o estado tinha 783.190 alunos matriculados em 3.414 escolas públicas e privadas em 2024. Os dados também apontam a presença de 35.687 professores nas instituições.

Sem contar com crianças de 0 a 3 anos, o estado tinha 661 mil alunos na faixa de 4 a 17 anos:

Estudantes de 4 a 17 anos no RN por rede de ensino
Municipal: 49,92 %Estadual: 25,12 %Privada: 22,48 %Federal: 2,47 %
Estadual
25,12 %
Fonte: Anuário da Educação

O estado tem:

  • 2.093 escolas municipais
  • 714 escolas privadas
  • 580 escolas estaduais
  • 27 escolas federais

 

Segundo o levantamento, a maioria das escolas possuía infraestrutura básica como banheiros (99,8%), água potável (98,6%) e energia (98,5%). Por outro lado, apenas 39,8% das escolas tinham acesso à rede pública de esgoto. 56% tinham salas climatizadas.

Quando o assunto é infraestrutura educacional, nas escolas escolas dos anos finais do ensino fundamental, apenas 39,9% tinham laboratório de informática, 22,6% tinham laboratório de ciências e 46,5% possuíam quadras de esportes.

Nem metade das escolas públicas tem laboratório de ciências. — Foto: Arte: Veronica Medeiros/g1

Brasil

No Brasil, apenas 20% das escolas públicas de anos finais do ensino fundamental (5º ao 9º ano) têm laboratórios de ciência à disposição dos alunos. No ensino médio, o índice não chega à metade do total de colégios (46,9%), aponta o Anuário Brasileiro da Educação Básica, divulgado nesta quinta-feira (25) pela ONG Todos Pela Educação.

Segundo especialistas ouvidos pelo g1, quando não há investimentos suficientes em infraestrutura nem incentivo a atividades práticas, os alunos:

  • passam a ter mais dificuldade de entender conceitos científicos abstratos — reforçando a tendência já registrada em avaliações recentes, como Pisa e TIMMS, em que o Brasil ficou bem abaixo da média internacional nesta área do conhecimento;
  • não demonstram interesse em disciplinas como física, química e biologia;
  • têm menor chance de optar por carreiras ligadas à ciência.

 

Fonte: G1RN

Ponto de Vista

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