Categories: Blog

Analistas esperam inflação mais elevada este ano e PIB menor em 2013

A projeção de analistas de instituições financeiras para a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), em 2012, subiu pela terceira semana seguida. Desta vez, passou de 4,92% para 4,98%, segundo o boletim Focus, publicação semanal elaborada pelo Banco Central (BC), com base nas estimativas do mercado financeiro. Para o próximo ano, a estimativa para o IPCA permanece em 5,5%, há cinco semanas consecutivas.

As previsões estão acima do centro da meta de 4,5%, mas abaixo do limite superior de 6,5%. Cabe ao BC manter a inflação sob controle. Um dos instrumentos que a instituição usa para controlar a inflação e o nível de atividade é a taxa básica de juros, a Selic.

Como considera que os riscos para a inflação são reduzidos e o ritmo da atividade econômica está mais lento, o BC tem cortado a taxa Selic desde agosto do ano passado. Por isso, os analistas mantêm a expectativa de que em agosto, quando ocorrerá a próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do BC, a Selic seja reduzida dos atuais 8% para 7,5% ao ano. Para 2013, quando a economia estará em ritmo mais forte, a expectativa é que a Selic suba e cheque ao final do período em 8,5% ao ano. Com a economia mais aquecida no próximo ano, os analistas acreditam que será necessário subir a Selic para que a inflação não saia do controle.

A projeção do mercado financeiro para o crescimento da economia – Produto Interno Bruto (PIB) – este ano foi mantida em 1,9%. Para 2013, houve redução de 4,1% para 4,05%.

A estimativa para a produção industrial este ano está em queda há nove semanas. A projeção de retração passou de 0,04 para 0,44%. Para 2013, a expectativa é que haja recuperação, com expansão de 4,3%.

Fonte: Agência Brasil

Ponto de Vista

Recent Posts

TSE tem maioria para cassar mandato do governador de Roraima

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) formou nessa terça-feira (28) maioria de votos para cassar o…

3 horas ago

Fiscalização do TCU encontra irregularidades na obra de engorda da praia de Ponta Negra em Natal

Auditores do Tribunal de Contas da União (TCU) encontraram uma série de supostas irregularidades na obra…

3 horas ago

Gaeco cumpre no MA mandado contra membro de organização criminosa suspeita de clonagem de veículos no RN

O Ministério Público do Maranhão (MP-MA) cumpriu, nessa terça-feira (28), em Timon, a 430 km…

3 horas ago

Lula assina decreto que promulga acordo UE-Mercosul

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou nessa terça-feira (28), em cerimônia no Palácio…

3 horas ago

Supermercados, bancos e lojas de shoppings fecham no feriado do Dia do Trabalhador em Natal; veja funcionamento

O feriado do Dia do Trabalhador, celebrado na próxima sexta-feira (1º) vai provocar mudanças no…

3 horas ago

Deslizamento de terra em falésia derruba árvores e destrói barracas em Pipa

Um deslizamento de terra nesta terça-feira (28) em uma falésia na praia do Madeiro, em…

3 horas ago

This website uses cookies.