O aumento no número de funcionários afastados por Covid e influenza fez a Gol emitir nesta quinta-feira (6) um alerta para possíveis impactos em voos da empresa, a terceira maior do Brasil.
As dispensas ocorrem diante da necessidade de isolamento de tripulantes com síndromes gripais como Covid-19, em meio ao avanço da variante ômicron, e do vírus H3N2 da influenza.
É o segundo movimento entre empresas aéreas brasileiras nos últimos dias. Na quarta (6), a Azul informou que os seus voos já estavam sendo impactados em razão do número de tripulantes doentes.
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) disse que está monitorando a operação das empresas aéreas e vai atuar para minimizar o impacto aos voos.
O g1obteve comunicado interno da Gol para os tripulantes emitido nesta quinta e assinado pela diretoria de operações.
A empresa então pergunta se há funcionários com mais de 10 folgas por mês, o mínimo estipulado em lei, que queiram trabalhar usando as folgas adicionais:
“Assim, com responsabilidade e em total conformidade com as normas regulatórias, solicitamos àqueles tripulantes que possuírem quantidades de folgas maior do que mínimo regulamentar que indiquem interesse voluntário em alterar sua programação de folga por meio do formulário abaixo”.
Ao g1, a Gol informou que está tomando “medidas internas, todas dentro das normas regulatórias, para garantir a operação dos próximos dias”.
Leia a íntegra da nota da empresa:
“A Gol Linhas Aéreas está atenta ao aumento de casos de Covid e influenza que está sendo registrado em todo o Brasil. Aumentamos o alerta para nossas equipes que atuam nos aeroportos e em nossos voos para redobrarem os cuidados. O uso de máscara é obrigatório em todas nossas operações.
Houve nos últimos dias um aumento dos casos positivos entre colaboradores, mas nenhum voo foi cancelado ou sofreu alteração significativa por este motivo. Os funcionários que apresentam resultado positivo estão sendo afastados das funções para se recuperarem em casa com segurança.
A companhia tem tomado medidas internas, todas dentro das normas regulatórias, para garantir a operação dos próximos dias.
Em relação a clientes, os casos positivos reportados antes do embarque estão sendo tratados com três opções oferecidas aos passageiros: cancelamento com o reembolso do valor total; cancelamento, mas com o valor total deixado como crédito para futuras compras; ou remarcação sem custos adicionais.
Como desde o início da pandemia, a Gol acompanha as diretrizes das autoridades de Saúde e as atualizações realizadas por parte das autoridades da aviação. Neste momento, a companhia tem 100% dos seus Colaboradores vacinados e confia que somente com a população amplamente imunizada será possível superar mais este desafio que a pandemia apresenta”.
Fonte: G1RN
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