A MATERIALIZAÇÃO DO CURRÍCULO ESCOLAR NA CLASSE HOSPITALAR – Sandra Fernandes da Costa

A MATERIALIZAÇÃO DO CURRÍCULO ESCOLAR NA CLASSE HOSPITALAR –

A proposta do currículo educacional é organizar a trajetória que deve ser percorrida por todo o ensino, incluindo as áreas do conhecimento a serem ensinadas a cada período letivo, os conteúdos que serão abordados a cada aula e as competências e habilidades que o aprendente deve dominar, ao final de cada processo educacional.

Em função de garantir a escolarização do aluno em situação de adoecimento, de forma satisfatória, se fazem necessárias adaptações curriculares, a partir do currículo escolar, como referência. Possibilitando um acompanhamento pedagógico organizado, de forma flexível, significativa, contextualizada e motivadora.

Para trabalhar a materialização do currículo escolar de forma significativa nas classes hospitalar e domiciliar da Casa Durval Paiva, o setor pedagógico desenvolveu, de forma interdisciplinar, o currículo escolar, por meio das atividades avaliativas, que são enviadas pela escola regular, onde o aluno está matriculado. Além disso, perpassando pelos projetos pedagógicos que são planejados e executados, a partir de um tema gerador anual, de forma extracurricular.

Dessa forma, o ensino sai do lugar comum e tradicional e se torna mais interessante, estimulante, desafiador e significativo. A exemplo, para o ano letivo 2022, o projeto anual está com o tema “Leitura e escrita, uma viagem fascinante”. Ele busca desenvolver a consciência fonológica, por meio da exploração dos sons das letras, escrita do nome, reconhecimento do sistema de escrita alfabética e uso de jogos como recurso didático. Tendo em vista flexibilizar e adaptar os conteúdos e planejamentos para um público alvo de classe multisseriada, contexto da classe hospitalar.

Uma vez que o currículo no atendimento pedagógico nas classes hospitalar e domiciliar trabalha o autoconhecimento e distribui responsabilidades ao aprendente, ele está propiciando o crescimento da autonomia e do autocuidado do aluno.

Dessa forma, o aluno, mesmo fragilizado pelo tratamento oncológico, tem a oportunidade de aprender qual é a importância de realizar as suas próprias atividades, de cumprir com os seus deveres, de ajudar quem está ao seu redor e de tomar atitudes que beneficiem o seu bem-estar físico, mental e emocional, tornando-os protagonistas da sua própria aprendizagem.

 

 

 

 

 

Sandra Fernandes da Costa – Coordenadora Pedagógica Casa Durval Paiva

As opiniões contidas nos artigos são de responsabilidade dos colaboradores
Ponto de Vista

Recent Posts

COTAÇÕES DO DIA

DÓLAR COMERCIAL: R$ 5,3730 DÓLAR TURISMO: R$ 5,5580 EURO: R$ 6,259 LIBRA: R$ 7,1290 PESO…

15 horas ago

Netflix fecha acordo para compra da Warner Bros. Discovery por US$ 72 bilhões

A Netflix anunciou na manhã desta sexta-feira (5) acordo de compra dos estúdios de TV e cinema…

15 horas ago

Suspeito de participar da morte de menina de 7 anos na Grande Natal é preso

A Polícia Civil prendeu nessa quarta-feira (3), em Natal, um dos suspeitos de partipação na morte da…

16 horas ago

Dino marca para fevereiro de 2026 julgamento do caso Marielle na 1ª Turma do STF

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu nesta sexta-feira (5) marcar para os…

16 horas ago

Investigado por contrabando é preso ao ser flagrado pela PF com material de abuso sexual infantojuvenil

A Polícia Federal prendeu um investigado por contrabando de cigarros em flagrante após localizar material configurado…

16 horas ago

Justiça manda Airbnb ressarcir despesas médicas de cliente que ficou paraplégica após acidente em hospedagem

A Justiça do Distrito Federal determinou que o Airbnb pague, na íntegra, os custos de uma…

16 horas ago

This website uses cookies.