A EDUCAÇÃO HÍBRIDA NA CLASSE HOSPITALAR – Sandra Fernandes da Costa

A EDUCAÇÃO HÍBRIDA NA CLASSE HOSPITALAR –

O cenário pandêmico vem se arrastando por mais um ano e impõe às instituições de ensino, uma contínua reorganização, na forma de mediar o conhecimento. Em função de garantir uma escolarização efetiva para os estudantes de uma maneira geral, os quais já apresentam prejuízos educacionais acumulados, devido à suspensão das aulas presenciais, por um período prolongado, e, na classe hospitalar, não é diferente.

Assim, percebemos e consideramos a educação híbrida, dentro do contexto da classe hospitalar, como uma nova possibilidade para interagir com o estudante em tratamento de saúde. Neste caso, o WhatsApp vem sendo utilizado como um importante recurso pedagógico de educação à distância, para o processo ensino aprendizagem, na educação hospitalar.

Diante do exposto, percebe-se que o ensino híbrido vem se consolidando como uma tendência, através de uma metodologia, que combina aprendizado presencial e propostas de ensino remoto, mesclando momentos em que o aluno estuda com mediação do professor, de maneira virtual, com outros, em que a aprendizagem ocorre de forma presencial, valorizando a interação entre aluno e professor.

No setor educacional da Casa Durval Paiva, adotou-se a metodologia de ensino híbrido, para organização do acompanhamento pedagógico curricular, na classe hospitalar, levando em consideração atender crianças, adolescentes, que são cadastrados na instituição, e estão afastados da escola, por causa do tratamento oncológico, como uma forma das professoras acompanharem as atividades enviadas pela escola.

A escolarização na classe hospitalar, por meio do ensino híbrido, veio como uma importante ferramenta, que visa contemplar os alunos, em vigência do tratamento oncológico, hospedados na Casa Durval Paiva e/ou internados no hospital, de forma presencial. Já os pacientes que cumprem o isolamento social, em virtude da manutenção do tratamento nas suas residências, participam de forma remota, em horários e dias agendados com as professoras.

Os resultados obtidos, no ano letivo 2021, apontam como positiva a utilização destes novos formatos de mediação, na classe hospitalar. Sobretudo, considerando-se que a interação entre professores e alunos, bem como, uma aprendizagem significativa, possibilita maior aproximação e vínculo entre esses.

Desta forma, cabe ressaltar que o acolhimento escolar dos pacientes na Casa Durval Paiva é feito de forma diferenciada, com o objetivo de mostrar aos alunos hospitalizados quais são os ganhos, a importância e a credibilidade da Educação, em contexto hospitalar, para o seu desenvolvimento, dentro do processo de aprendizagem e tratamento médico, ao qual ele está inserido no momento.

 

 

 

 

 

Sandra Fernandes da Costa – Coordenadora Pedagógica Casa Durval Paiva

As opiniões contidas nos artigos/crônicas são de responsabilidade dos colaboradores
Ponto de Vista

Recent Posts

COTAÇÕES DO DIA

DÓLAR COMERCIAL: R$ 5,1130 DÓLAR TURISMO: R$ 5,2810 EURO: R$ 5,5570 LIBRA: R$ 6,4920 PESO…

2 dias ago

Órgãos não têm como chegar ao RS e até 2,7 mil pessoas podem ficar sem transplantes

As inundações que atingiram o Rio Grande do Sul nas últimas três semanas tiraram, temporariamente, o…

2 dias ago

Caixa começa a pagar Bolsa Família de maio

A Caixa Econômica Federal começa a pagar a parcela de maio do novo Bolsa Família.…

2 dias ago

Brasil comemora retirada de Cuba da lista dos EUA sobre terrorismo

O Ministério das Relações Exteriores (MRE) do Brasil comemorou, em nota publicada nessa quinta-feira (16),…

2 dias ago

Taxa de alfabetização chega a 93% da população brasileira, revela IBGE

No Brasil, das 163 milhões de pessoas com idade igual ou superior a 15 anos,…

2 dias ago

Dupla é flagrada fazendo manobras arriscadas com quadriciclo na BR-101

Duas pessoas foram flagradas fazendo manobras arriscadas com um quadriciclo na BR-101, na altura de…

2 dias ago

This website uses cookies.