A EDUCAÇÃO HÍBRIDA NA CLASSE HOSPITALAR – Sandra Fernandes da Costa

A EDUCAÇÃO HÍBRIDA NA CLASSE HOSPITALAR –

O cenário pandêmico vem se arrastando por mais um ano e impõe às instituições de ensino, uma contínua reorganização, na forma de mediar o conhecimento. Em função de garantir uma escolarização efetiva para os estudantes de uma maneira geral, os quais já apresentam prejuízos educacionais acumulados, devido à suspensão das aulas presenciais, por um período prolongado, e, na classe hospitalar, não é diferente.

Assim, percebemos e consideramos a educação híbrida, dentro do contexto da classe hospitalar, como uma nova possibilidade para interagir com o estudante em tratamento de saúde. Neste caso, o WhatsApp vem sendo utilizado como um importante recurso pedagógico de educação à distância, para o processo ensino aprendizagem, na educação hospitalar.

Diante do exposto, percebe-se que o ensino híbrido vem se consolidando como uma tendência, através de uma metodologia, que combina aprendizado presencial e propostas de ensino remoto, mesclando momentos em que o aluno estuda com mediação do professor, de maneira virtual, com outros, em que a aprendizagem ocorre de forma presencial, valorizando a interação entre aluno e professor.

No setor educacional da Casa Durval Paiva, adotou-se a metodologia de ensino híbrido, para organização do acompanhamento pedagógico curricular, na classe hospitalar, levando em consideração atender crianças, adolescentes, que são cadastrados na instituição, e estão afastados da escola, por causa do tratamento oncológico, como uma forma das professoras acompanharem as atividades enviadas pela escola.

A escolarização na classe hospitalar, por meio do ensino híbrido, veio como uma importante ferramenta, que visa contemplar os alunos, em vigência do tratamento oncológico, hospedados na Casa Durval Paiva e/ou internados no hospital, de forma presencial. Já os pacientes que cumprem o isolamento social, em virtude da manutenção do tratamento nas suas residências, participam de forma remota, em horários e dias agendados com as professoras.

Os resultados obtidos, no ano letivo 2021, apontam como positiva a utilização destes novos formatos de mediação, na classe hospitalar. Sobretudo, considerando-se que a interação entre professores e alunos, bem como, uma aprendizagem significativa, possibilita maior aproximação e vínculo entre esses.

Desta forma, cabe ressaltar que o acolhimento escolar dos pacientes na Casa Durval Paiva é feito de forma diferenciada, com o objetivo de mostrar aos alunos hospitalizados quais são os ganhos, a importância e a credibilidade da Educação, em contexto hospitalar, para o seu desenvolvimento, dentro do processo de aprendizagem e tratamento médico, ao qual ele está inserido no momento.

 

 

 

 

 

Sandra Fernandes da Costa – Coordenadora Pedagógica Casa Durval Paiva

As opiniões contidas nos artigos/crônicas são de responsabilidade dos colaboradores
Ponto de Vista

Recent Posts

Trump diz que não usará força para tomar Groenlândia, mas exige negociação

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou em seu discurso no Fórum Econômico Mundial,…

19 horas ago

CFM quer impedir que 13 mil alunos de Medicina mal avaliados em exame nacional possam atender

O Conselho Federal de Medicina (CFM) estuda impedir que 13 mil estudantes de Medicina do…

19 horas ago

Criança morre soterrada após casa desabar durante forte chuva no ES; cidades têm deslizamentos e árvores caídas

Uma criança de 10 anos morreu soterrada após o desmoronamento de uma casa devido às chuvas, na…

19 horas ago

BC decreta liquidação extrajudicial do Will Bank, que integra conglomerado do banco Master

O Banco Central (BC) decretou nesta quarta-feira (21) a liquidação extrajudicial da Will Financeira S.A. Crédito,…

19 horas ago

‘Sesc Parada na Ladeira’ terá show gratuito de Saulo Fernandes nesta quinta-feira (22) em Natal

A terceira edição do "Sesc Parada na Ladeira" será realizada nesta quinta-feira (22), abrindo a…

19 horas ago

PONTO DE VISTA ESPORTE – Leila de Melo

  1- Sábado (24) é dia de Clássico-rei! América-RN e ABC chegam em condições muito…

19 horas ago

This website uses cookies.