A BRINCADEIRA ALLIADA A ATIVIDADE FÍSICA EM PACIENTES ONCOLÓGICOS – Patrícia Marques de Barros

A BRINCADEIRA ALLIADA A ATIVIDADE FÍSICA EM PACIENTES ONCOLÓGICOS –

A classe hospitalar, bem como, a classe domiciliar da Casa Durval Paiva, trabalham com o objetivo de minimizar as perdas educacionais dos pacientes assistidos pela instituição, desse modo, além de seguir a grade curricular, também são inseridos os projetos pedagógicos temáticos, que são trabalhados.

Considerando janeiro como um período de férias, a classe domiciliar não deixa de exercer seu papel, ou seja, de atuar com os atendimentos, mas, em especial, neste período, busca-se realizar atividades que promovam o bem estar físico e emocional dos alunos.

A brincadeira, aliada a atividade física, faz um bem enorme aos estudantes, além de ter uma ótima adesão. Por passarem muito tempo acamados e/ou debilitados, os movimentos corporais vão perdendo estímulos importantes, principalmente, em adolescentes e crianças, ainda em fase de crescimento.

Hoje, na era digital, tudo se torna mais difícil, tendo a tendência a estarem mais tempo deitados e/ou sentados, através da brincadeira, além de se divertirem, eles aprendem e se movimentar.
Utilizando materiais, como cordas, bambolês, bolas e tatames são exercitados a coordenação motora, orientação espacial, identificação corporal, lateralidade, equilíbrio, concentração, raciocínio lógico, liderança, colaboração e espírito de equipe.

O câncer pode deixar sequelas, inclusive físicas, daí a importância de atividades adaptadas. Em uma das tarefas, a ideia era jogar futebol, logo, o aluno A ficou intrigado, como vou jogar bola assim? (O mesmo tem diagnóstico de osteosarcoma; um tumor maligno ósseo, o que geralmente os deixam dependentes de muletas ou cadeira de rodas, durante algum tempo).

O que ele não sabia é que era “o futebol no pano”, um longo tecido, com abertura de um lado e do outro para marcar o gol, ele jogou sentado, sacudindo o tecido com as mãos e não se contia de tanta alegria.

Em seguida, a reflexão, que tudo na vida é adaptado e adaptável, para além do tratamento e dos conteúdos escolares, é importante trazer a brincadeira, também, como instrumento de aprendizagem e atividade saudável. Mostrando as infinitas possibilidades e capacidades de cada um, mesmo diante das suas limitações e particularidades.

 

 

 

 

 

 

Patrícia Marques de Barros – Pedagoga da Casa Durval Paiva

As opiniões contidas nos artigos são de responsabilidade dos colaboradores
Ponto de Vista

Recent Posts

COTAÇÕES DO DIA

DÓLAR COMERCIAL: R$ 5,2970 DÓLAR TURISMO: R$ 5,5030 EURO: R$ 6,1830 LIBRA: R$ 7,0830 PESO…

21 horas ago

Rodoanel é liberado após acidente com 5 carretas bloquear faixas na região de Embu das Artes

O Rodoanel foi liberado após um acidente envolvendo cinco carretas na manhã desta quinta-feira (4) provocar o bloqueio…

21 horas ago

CNU 2025: prova discursiva terá redação e questões; veja como funciona cada modelo

A prova discursiva da segunda edição do Concurso Nacional Unificado, aplicada neste domingo (7), é uma…

22 horas ago

PIB brasileiro fica estável e cresce 0,1% no 3º trimestre, diz IBGE

O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil variou 0,1% no terceiro trimestre de 2025, informou o…

22 horas ago

‘Choques e queima de equipamentos’: Maternidade é parcialmente esvaziada em Natal por causa de problemas elétricos

Pacientes da Maternidade Escola Januário Cicco, ligada à Universidade Federal do Rio Grande do Norte,…

22 horas ago

Lula abre reunião do Conselhão, que deve fazer balanço do grupo na COP 30 e discutir rumos da economia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) abriu, nesta quinta-feira (4), a 6ª plenária…

22 horas ago

This website uses cookies.