VERGONHA –

Vergonha (do latim verecundia), é uma condição psicológica e uma forma de controle religioso, político, judicial e social, consistindo de ideias, estados emocionais, estados fisiológicos e um conjunto de comportamentos, induzidos pelo conhecimento ou consciência de desonra, desgraça ou condenação. O terapeuta John Bradshaw conceitua a vergonha como a “emoção que nos deixa saber que somos finitos”. Wikipedia.

O Brasil passa por uma crise de vergonha de dar medo. Com os descarados acontecimentos e a corrupção desenfreada nunca vistos no país, nos sentimos acuados e impossibilitados de assumirmos a respeitabilidade. Nos sentimos fracos, impotentes e, claro, sem forças para bater de frente diante de tanta hipocrisia.

Não sabemos mais o que significa consideração. Sofremos diante de tanto cinismo e mentiras de pessoas que estão no poder e acham que podem fazer o que quiserem, protegidos pela impunidade de leis fracas e obsoletas, que até incentivam crimes.

Mas, aos poucos, vemos  que essa leva de novos magistrados, com juízes puros de sentimentos e ágeis em seus ofícios, estão mudando o quadro e a  gente já vê governadores, grandes empresários, um ex-presidente da república, sendo processados e presos. Vergonha nacional.

Apesar desse avanço há um paradoxo. As coisas se inverteram. Hoje são as facções criminosas que estão mais aparelhadas, não para garantir  nossa integridade, mas para saquear, matar, roubar, furtar e traficar drogas, dinheiros e gentes, criando um estado desprezível de vida, principalmente nas granes cidades.

Será possível que o mal irá predominar, até quando? Aprendi que o bem, no final das contas, vence. Mas a gente se cansa de ver o desmoronamento das pessoas de caráter, envergonhas diante da crescente  ond de violência, feito um tsuname devastador dos princípios morais de um povo desassistido.

Finalizo esse artigo citando Rui Barbosa: ”De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto.”

 

Jaécio Carlos – Apresentador do programa Café da Tarde no Youtube e TV Grande Natal

As opiniões contidas nos artigos são de responsabilidade dos colaboradores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *