VERÃO À VISTA –

É doce entardecer no mar. Seu ritmo cadenciado ao sabor do vento, ver suas ondas quebrarem na areia se desfazendo em espumas brancas. Águas amornadas por um sol que promete ser a sensação desta estação que se avizinha.

As taínhas já deram o ar da graça, fazendo a felicidade de pescadores e de nativos que a apreciam. Este ano elas estão grandes, gordas e muitos as chamam de cacetão,justamente por serem assim.

Os cajus estão enormes e doces,se fazendo presente juntamente com a nossa cachaça, formando uma dupla imbatível, marcando presença em todas as varandas praianas do nosso litoral, como uma oferta dos deuses a esse povo nordestino.
Os dias tem amanhecido mais cedo, com o galo tendo que se adaptar para não cantar fora de hora e atrasar o tempo, posto que os nativos pescadores, assim como as aves comedoras de mariscos e peixes se guiam pelo seu cantar, avisando do quebrar da barra e que a hora de ir para o mar chegou…

De algumas residências vêm o cheiro delicioso da muqueca de peixe, enquanto se escuta e vê o dia ganhando vida com o vôo e cantar de passarinhos em agradável algazarra; alegria é pouco para nominar todo esse cenário lúdico, coisa dos deuses da felicidade transmutados em fauna e flora.

Aqui no litoral sul já estão chegando os Noruegueses e suecos. Povo nórdico que foge do frio/gelo nessa época do ano em seus países e vêm em grande quantidade curtir nossas praias/sol, consumindo muitas caipirinhas e cervejas, fazendo a alegria dos donos de restaurantes e bares. Muitos têm apartamentos aqui e convivem muito bem com os nativos, apesar de serem bem reservados, até mesmo pela dificuldade de comunicação.

Comemorando esse início de verão e nossa convivência pacífica com esses que nos visitam e gostam do nosso litoral, façamos um brinde à felicidade: Skol!

José Alberto Maciel Oliveira – Representante comercial aposentado
As opiniões contidas nos artigos são de responsabilidade dos colaboradores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *