VERÃO A BEIRA MAR – 

Final de setembro, início da primavera. Aqui nesse meu cantinho , no sossego e no vai e vem da minha rede, observo algumas mudanças acontecendo na nossa natureza praiana ,onde o mar no final de tarde se apresenta de uma cor verde esmeralda sob um céu de poucas nuvens com uma lua crescente…

O vento está perdendo forças, mais ameno e logo volta ao seu ritmo normal, cadenciado e sempre.

Nas dunas, a ventania já não mais açoita e o vento passa devagar sobre suas ondulações, que ficam quase neste formato atual durante um longo período, a esperar o próximo julho/agosto, onde tudo volta a se repetir…

No mar, as ondas estão a diminuir , seguindo o ritmo cadenciado do vento leste enquanto a temperatura d’água começa a amornar, deixando o banho mais prazeroso, chegando ao seu ápice – Temperatura- entre novembro/março.

Na beira-mar já observamos um aumento acentuado da pesca e captura de tainhas que fazem a alegria do nosso pescador, aumentando o seu ganho.

As casas de veraneio passam por um processo de limpeza e pintura, outras em reformas, com um aumento de trabalho por parte de pedreiros, fazendo a alegria dos comerciantes locais do seguimento material de construção. Pelo movimento visto nesta área o veraneio este ano promete.

No comércio de bares e restaurantes há uma expectativa enorme com o verão que se aproxima. Nos vendedores ambulantes de sorvete a bugigangas a esperança é a mesma, apesar da pandemia, certeza de faturamento à vista e bem fazejo.

Já vemos um movimento maior de Buggy e carros 4 X 4 transportando turistas pelas nossas belas paisagens, de praias a lagoas paradisíacas. Em suma, apesar da pandemia e por conta dessa mizerenta o veraneio promete: será o bota fora dessa desgraça de Covid-19 , que se Deus quiser sumirá no oco do mundo desaparecendo para todo o sempre.

Nos cajueiros em floração já há bastante maturi, sinal que a safra de cajus será boa; daí é só juntar caldo de peixe e cachaça, pronto ! Verão seja bem vindo e vamos nós em busca da felicidade…

 

 

 

José Alberto Maciel Oliveira – Representante comercial aposentado

As opiniões contidas nos artigos são de responsabilidade dos colaboradores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *