VERANEIO DA VIOLÊNCIA –

Aqui no litoral sul, o verão já está a pleno vapor com tudo nos seus devidos lugares: veranistas, turistas nórdicos ,sol em tempo integral, água do mar amornada, cachaças nossas a postos, juntamente com o caju e os caldinhos amuquecados, formando um trio imbatível para nosso deleite e degustação.

Nas lagoas, onde a generosidade da chuvas foram boas, há um intenso movimento de turistas fazendo a alegria de barraqueiros e vendedores de tudo e mais um pouco.

O mar, além das águas mornas, está com uma tonalidade azul esverdeada, lindo de ver e difícil de explicar com palavras, só vendo para crer a lindeza da natureza. Este ano o mar está generoso além da conta, nos presenteando com cardumes de tainhas, sardinhas e eventualmente galo do alto.

Neste cenário lúdico por demais e dos deuses,a única curva fora da estrada é a violência nossa de cada veraneio. Este ano está difícil a situação, no dia em que não tem assaltos, no outro tem logo uns quatro que é para não fugir a média…quem pode contrata segurança particular e privada, que além de custar caro, funciona mais ou menos pois os próprios seguranças ficam inseguros em meio a toda essa violência.

Há poucos dias teve um Norueguês que foi baleado durante um assalto e quase veio a óbito,numa situação muito difícil e inusitada, principalmente para ele ,que vem de um país onde não existe violência e o IDH é o segundo do mundo. Esse pessoal da Noruega vem em peso para o nosso litoral sul em busca de sol, caipirinha, cerveja e muita alegria; alegria essa que está se transformando em medo, pavor geral. Esse assalto acontecido repercutiu muito negativamente sendo manchetes em todos os jornais de países nórdicos, posto que Suecos, Dinamarqueses entre outros são frequentadores do nosso litoral. Sei que muitos estão desistindo de vir e cancelaram suas vindas, tristes e preocupados com essa situação.

Aqui fica um apelo em nome de toda comunidade do litoral sul a nossa governadora, para disponibilizar mais viaturas e policiais para essa região. Estamos carentes de uma melhor estrutura policial e que se faça também uma Politica investigativa, atuando e combatendo essa reca de marginais, traficantes que andam livremente pra lá e pra cá, numa boa. Nós, simples mortais, veranistas, ficamos trancados em casa, com medo e sem curtir o veraneio, vendo navios que passam ao largo,quando passam. É pra acabar…

 

José Alberto Maciel Oliveira – Representante comercial aposentado
As opiniões contidas nos artigos são de responsabilidade dos colaboradores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *