UMA DESNECESSÁRIA MISTURA –

Uma nova e bem-vinda onda antirracista surgiu a partir do final do mês passado nos EUA, após o covarde e violento assassinato do negro GEORGE FLOYD, em plena pandemia do coronavírus. Após a divulgação nas mídias sociais do vídeo em que está retratado a violência da sua morte, foram inúmeras as manifestações de peso que ocorreram em quase todas as cidades norte americanas e até fora do país.

Desde 1968 não se via tanta comoção ali e em todo mundo. Ela extrapolou os limites geográficos dos EUA e gerou manifestações de repúdio noutras partes do globo. Pois o que aconteceu foi algo chocante, recriminado pelo sentimento de humanidade, de civilidade e de bom senso. Protestos que foram justos e na grande maioria, pacíficos.

Mas vejam agora uma outra vertente do episódio. Setores da oposição no Brasil fizeram questão de importar o problema, como se já não bastasse o gravíssimo momento que passamos com o coronavírus e com a polarização da política brasileira, e inseriram esse gravíssimo tema em manifestações exclusivamente políticas, que ocorreram domingo passado.

Acho que foi um oportunismo sem razão de ser. Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. Até porque o grande problema do Brasil hoje é a luta contra o coronavírus. Mas como estamos vivenciando ao mesmo tempo várias crises, tanto politica, econômica como de saúde, o que aconteceu domingo foi no mínimo um contra-senso. Em São Paulo, por exemplo, grupos iniciaram um confronto com a PM, tumultuando mais ainda a manifestação e gerando muitas prisões.

Isso retrata o grave momento por que passamos todos nós. E alguns querem complicar ainda mais a situação em nosso país, trazendo o problema americano para cá, misturando o explosivo conflito racial com protestos contra Bolsonaro. Trata-se realmente de uma perigosa e desnecessária mistura.

Feitas separadamente, as manifestações são legítimas. Próprias da democracia, que permite a participação popular nas ruas de forma pacífica. Tanto de um lado como de outro. Mas importar um fato grave ocorrido nos EUA e inseri-lo noutra circunstância aqui, acho que se está pretendendo montar o estopim para criação de mais encrencas.

 

 

 

 

Nelson Freire – Jornalista, editor do Blog Ponto de Vista, Economista e Bacharel em Direito

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *