TURISMO NOSSO –

O verão chegando e nossas praias estão cada vez mais cheias de turistas e calor humano, distribuídos por nós, nativos e por quem nos visitam. Eu como nativo e frequentador semanal de nossas praias, fico observando o comportamento das pessoas,notadamente dos turistas e seu encantamento com nossas belezas naturais.

Tem um grupo de Noruegueses e também Suecos, alguns com apartamentos próprios à beira-mar que nessa época se fazem presentes no nosso litoral, notadamente no litoral sul. Gostam de caminhar e não usam carro para se locomoverem entre as praias, onde aportam nos restaurantes, apreciando nossa caipirinha, bebida predileta ou cerveja. Nesse grupo de pessoas existe até um quarto zagueiro da seleção Sueca, que jogou a Copa de 1958, tendo a bola daquela final guardada até hoje como lembrança e troféu, sendo muito amigo do nosso Rei Pelé.

Um dos restaurantes que vou frequentemente na praia de Camurupim, recebe diariamente muitos turistas e fico observando o encantamento que o nosso mar produz, sendo elogiado pela agradável temperatura e azul de suas límpidas águas. Por esses dias escutei uma coisa inédita para mim e bem comum para essa senhora de Sorocaba,que deve frequentar os rios e lagos de sua região; uma sardinha que pulou ao lado sendo nominada de piaba,imagine! Para quem não sabe,piaba é peixe de água doce!

Às vezes me pego pensando: com esse mar de águas mornas, bons restaurantes, uma estrutura hoteleira boa,uma cidade linda de um povo acolhedor, não recebemos sequer um navio de Turismo durante o ano,enquanto Punta Del Este,sem atração nenhuma,-ao meu ver, a não ser um Cassino,- recebe mais de cem navios, onde o dinheiro deixado por turistas gera desenvolvimento e renda.

Enquanto isso, nosso Turismo é manobrado -isso mesmo, guiado – por Embratur, Emproturn e outras estatais jurássicas que só servem de cabide de emprego para os mesmos políticos bandidos de sempre, roubando cidadania, fé e paciência…Na esperança de dias melhores que nunca virão, posto que foram roubados ao longo de décadas e continuam… triste país, pobre estado.

 

José Alberto Maciel de Oliveira – Representante comercial aposentado

As opiniões contidas nos artigos são de responsabilidade dos colaboradores

Uma resposta

  1. Sou leitor voraz dos escritos de José Alberto Maciel. Às vezes, sou presenteado com crônicas inéditas. Leio em de um fôlego. Obrigado, amigo. Vamos para a fava;

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *