Fortes ondas atingem a baía de Manila, na Filipinas, nesta terça-feira (30)  — Foto: Noel Celis / AFP
Fortes ondas atingem a baía de Manila, na Filipinas, nesta terça-feira (30) — Foto: Noel Celis / AFP

O tufão Yutu tocou o solo nesta terça-feira (30), na província de Isabela, nas Filipinas, com intensas chuvas e ventos sustentados de 140 km/h, com rajadas de até 230 km/h, informou a agência de serviços meteorológicos do país, Pagasa.

A tempestade se desloca para o oeste a 25 km/h. Sua passagem afetará todas as províncias do norte e centro da ilha de Luzon, a mesma área que foi castigada em setembro pelo tufão Mangkhut.

Dez províncias estão no nível de alerta número 3 (de um total de 5) e 12 no nível 2, diante da passagem do tufão, que deverá sair do território filipino ainda nesta terça.

Em Isabela, por onde entrou Yutu nas Filipinas, mais de 11 mil pessoas foram retiradas de suas casas. O governador da província, Faustino Dy, afirmou que foram distribuídos cerca de 6,9 mil kits de sobrevivência.

Além disso, pelo menos 1,9 mil pessoas estão presas em diferentes portos do norte da Filipinas, onde o serviço de transporte marítimo foi suspenso por conta da passagem de Yutu.

Dezenas de voos também foram cancelados, a maioria domésticos e alguns que conectavam as Filipinas com cidades do sul da China, para onde se move o tufão.

Yutu se desloca agora para as províncias de Ifugao, onde se localizam os famosos terraços de arroz, e Benguet. Nessa região, a passagem de Mangkhut provocou vários deslizamentos de terra, deixando dezenas de mortos em toda a região.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *