JAÉCIO CARLOS

Jaécio Carlos

Comecei a trabalhar com carteira assinada, no dia 1º. de setembro de 1959, na Lojascope,. no centro de Natal. Tinha apenas 14 anos. Iniciava tmbém um muno de conhecimentos e  expectativas. Por lei eu fui estudar no SENAC, pois ao menor trabalhador era assegurado o direito e  a obrigação ao estudo numa escola  profissionalizante e para o comércio, o local era o Senac. Estudava de manhã e trabalhava a tarde na loja de confecções. Que maravilha, estudar e trabalhar, ter meu próprio dinheirinho, sem precisar pedir a  ninguém. Um alívio pros meus pais, ele marceneiro e ela fazendo economia doméstica, cuidando da casa.

Como aluno, criei o jornalzinho A VOZ DO SENAC, datilografado e rodado num mimeógrafo, contando com a colaboração dos meus colegas, que escreviam e faziam poesias para o “cantinho do parnaso”, uma seção onde publicávamos poemas, sonetos e trovas. Começava ali meu interesse pela escrita e vislumbrava um dia ser autor, editor de livros, jornais e revistas.

A criança tem que aprender cedo. Não entendi porque a proibição aõ trabalho para colocar nas ruas menores para serem infratores, usados por adultos criminosos que sabem que o menor de idade não pode ser punido.

Criou-se então uma fábrica de delinquentes. A gente vê isso na periferia das cidades onde a pobreza impera e os meninos saem cedo para irem “trabalhar” nas ruas, vendo e aprendendo tudo o que não presta. Isso é permitido. Onde estão nossos legisladores que não sensibilizam-se e não mudam as regras do jogo, fazendo voltar o direito da criança estuar e trabalhar, como era antes, a partir dos 14 anos? Trabalhar, estudar e ajudar a família, não  pode ser proibido. O trabalho escravo, sim.

Se é proibido criança trabalhar, por que vemos a presença delas nos programas de TV e em propagandas, entre outros? Dois pesos e duas medidas.

Muitos empresários começaram cedo a conhecer os caminhos do trabalho e sabem da importância de uma boa formação de hábitos e costumes desde a infância.

O trabalho enobrece. Inclusive o infanti

Jaécio Carlos – Editor da Informática em Revista e apresentador do Café da Tarde – [email protected]

As opiniões contidas nos artigos são de responsabilidade dos colaboradores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *