Tombamento do Centro Histórico de Natal foi pauta de mesa redonda



Nesta terça-feira pela manhã aconteceu no Auditório da Associação Comercial do RN o evento intitulado Mesa Redonda sobre o Tombamento do Centro Histórico de Natal. A Superintendente do Iphan no Estado, Jeane Nesi, abriu o encontro, que contou com a presença de Sergio Freire, presidente da Associação Comercial, que deu as boas vindas aos participantes, João Hélio, diretor técnico do Sebrae, Fábio Lima representante do Ministério da Cultura para o Nordeste  e  o deputado Fernando Mineiro, representando o Poder Legislativo.

A Superintende do Iphan informou que desde 9 de dezembro de 2010 o centro histórico de Natal está tombado e que aguarda atualmente a sua inclusão no PAC das cidades históricas. O que se dará após a assinatura do convênio entre o Governo do Estado e o Governo Federal. Segundo ela, o Banco do Nordeste será o banco financeiro do Projeto, que vai abranger 124 cidades brasileiras.

O Centro Histórico de Natal compreende os bairros da Cidade Alta e a Ribeira e esse tombamento não se da de forma isolada. Ele abrange uma área que se chama mancha urbana, em nosso caso um corredor de 28,4 hectaresque conta com cerca de 550 imóveis. O público-alvo do encontro dessa manha foi empresários que atuam no bairro. Aconteceu também a explanação sobre dois cases de êxito empresarial na Ribeira: a Casa da Ribeira e oi Buraco da Catita.

O representante do Ministério da Cultura, Fábio Lima falou do projeto Pro- cultura e afirmou que estuda um Plano de Economia Criativa para ser implantado na área, a partir do Circuito Ribeira, nos moldes do que já existe no Estado de Pernambuco.

A Superintendente do Iphan concluiu informando que nos próximos 3 meses haverá novos encontros com moradores do Centro Histórico com novas mesas redondas, oficinas e seminários para empresários moradores e educadores da área.

Da redação de Nelson Freire para o Blog Ponto de Vida

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *