SORRIA –

Nada mais restaurador que um sorriso.

Como será que reagimos quando alguém nos dá um sorriso?

Quase sempre sorrimos de volta e nessa retribuição despertamos bons sentimentos. É como um bálsamo para “aquele” momento: ali, agora, pontual, único.

É sabido que quando sorrimos, estamos fazendo um bem enorme em nosso favor, pois o sorriso aumenta a nossa confiança e diminui os efeitos adversos do estresse diário.

Sei também que alguns alegam que não têm motivos pra sorrir, pois a “vida” exauriu suas forças para esse gesto tão simples e tão rico em harmonia.

Consultei um pequeno universo de amigos e amigas para saber como estava utilizando essa porção divina – o sorriso e, recebi algumas, que com suas licenças, aqui compartilho.

Vejamos!

Sorrio sempre para pessoas que não conheço e também retribuo com um sorriso, com a boca e o olhar… Você sabe sorrir com o olhar?” (Stael Bezerra).

“Eu retribuo o sorriso recebido”. (Marta Turra, Jaime Vieira, Eliete Matias).

Eu sempre retribuo com um sorriso. Se bem que, geralmente, eu sorrio primeiro”. (Luiz Rubim).

“Eu o acolho e, rapidamente, retribuo não só com o labial, mas com o sorriso do corpo e da alma”. (Lúcia Margareth)

Com outro sorriso e às vezes com um sorriso seguido de um abraço”. (Márcio Mello)

O sorriso é um abridor de portas. Transmite empatia, alegria, coisas boas. Entretanto, a reação depende do sorriso. Se é um sorriso irônico, sarcástico ou histérico a reação pode ser de ignorância ou de agressão. Isso é raro. Geralmente os sorrisos unem as pessoas, agregam simpatias, estimulam felicidades!”. (Alvania Oliveira).

Sinto-me contagiado. A atitude de receber um sorriso muda o nosso humor para melhor. Torna a vida mais feliz. Ilumina a alma”. (Paulo Adelino).

Quando minha filha (Maria Letícia) sorri para mim é como se meu coração enchesse de alegria!”. (Ângela Costa).

Sorrio também na mesma hora. Se for um idoso ou uma criança, ainda dou um abraço. O sorriso faz parte da minha vida. Sorrio até para minhas plantas que sempre me retribuem com uma beleza sublime carinhosamente.” (Alice Josuá).

O sorriso é a demonstração da alegria que habita na alma. Não há como não responder com outro sorriso. Pois o sorriso desarma o rosto fechado, o coração amargurado. Eleva a alma e cura em segundos.” (Aldir Paulino).

Quando alguém sorri para mim, algo mágico acontece: o ambiente se enche de brilho; meu coração se alegra como se eu votasse à infância, sinto-me segura e acolhida.” (Lúcia Jales).

Quando recebo um sorriso verdadeiro meu coração se enche de amor e entusiasmo.” (Fernanda Ataíde).

Retribuo o sorriso.” (Berna Galvão).

Abro um sorriso também para ela!”. (Carlos Araújo).

Com alegria e retribuo com outro sorriso, mesmo que esteja com algum problema ou triste.” (Ceiça Josuá).

Retribuo com um sorriso.” (Geraldo Alves).

Depende do momento. Quando alguém sorri, busco todos os registros de fisionomias para saber se eu conheço. O sorriso é o primeiro gesto quando encontramos alguém que conhecemos, seja para um aceno ou iniciar uma conversa boa. Quando não há registro, algumas indagações surgem e que nos levam a refletir sobre a autoestima de quem recebe o sorriso e também de quem oferece o sorriso. É importante nas interações pessoais.” (Giulianna Paiva).

Nunca tinha pensado nisso, mas ressalto a gratidão por ter merecido esse sorriso.” (Simone Rodrigues).

O sorriso é uma expressão da alma, e quando alguém tem ou encontra motivos para sorrir é que está demonstrando um estado de contentamento ou felicidade. Por isso quando recebo um sorriso retribuo com gratidão.” (Isolda Macedo).

Sorrio para quem passa ao meu lado, mesmo antes de alguém me sorrir. E quando alguém sorrir para mim, agradeço com um sorriso maior.” (Thaise Josuá).

Quando vejo uma pessoa sorrindo para mim eu também quero sorrir para ela, pois elas estão procurando alegria e harmonia na alma.” (Alicio Dantas).

A reação vai depender da pessoa que está sorrindo e da situação.” (Patrícia Marques).

Sorrio também, cumprimentando a pessoa.” (Elizabeth Micussi).

Retribuo sorrindo da mesma forma.” (Soraya Morais).

Reajo com outro sorriso e com o coração aquecido.” (Wanderléa Costa).

Sorrio com o lado espiritual. Quando alguém sorrir para mim, eu lembro que aquela pessoa é um ser humano igual a mim e merece a minha atenção.” (Fátima Martins).

De imediato, correspondo com outro sorriso e entendo que este gesto sinaliza ou um cumprimento ou foi dado um sinal para se iniciar uma interlocução.” (Aspásia Ramalho).

Também dou um sorriso e na maioria das vezes muito feliz!” (Idailda Miranda).

Retribuo sorrindo também.” (Valéria Cruz).

É tão incomum, só tem gente com cara feia. Mas quando acontece, invade meu coração.” (Monalisa Ramalho).

Retribuo com outro sorriso.” (Raimara Medeiros).

O sorriso é contagiante. Um sorriso sempre me arranca um sorriso, não apenas dos lábios, mas da alma. Um sorriso que expressa alegria espontânea, muitas vezes seguido de um piscar de olhos é um gesto de aproximação.” (Elan Miranda).

Quando alguém sorri para mim, a primeira reação é sorrir de volta. Interessante observar que isso facilita um processo de empatia, embora não conheça a pessoa.” (Lourdinha Brito).

Em geral, reajo com outro sorriso.” (Fátima Pontes).

Eu também sorrio, simples assim.” (Beth Dantas).

Um “Bom Dia” sem um sorriso pode não ser simpático.” (Luiz Eduardo).

Geralmente sorrio de volta. E, estou sorrindo antes mesmo que o façam para mim. O sorriso ameniza as conversas.” (Micheline Josuá).

Minha amiga Lenilda Emereciano, recomendou o livro escrito pelo Pe. Roque Schneider, “UM SORRISO, POR FAVOR”.

Pois bem, essas foram as contribuições que recebi sobre o assunto, pelas quais agradeço a atenção. Com certeza elas enriqueceram os sorrisos e em muito despertaram em nós o interesse em observar o quanto o outro é “imagem e semelhança” de amor e esperança por um mundo mais alegre.

Associo às demais opiniões, as palavras enviadas pelo mano Louis Josuá:

O sorriso é um dos instrumentos mais poderosos de que a humanidade dispõe. O sorriso ilumina o rosto, denota amabilidade, dá prenúncio de aceitação, quebra barreiras invisíveis e, quando retribuído, fecha um ciclo de empatia. Estou sempre pondo o meu sorriso à prova e os resultados são estimulantes. Experimente, por exemplo, ser atendido por um funcionário público e ao invés de entrar de sola com seu problema introduzir-se com um “bom dia” recheado com o seu melhor sorriso. Se você ganhar emoldurado por uma expressão de surpresa, você ganhou o dia e seu problema já ficou parecendo menor e de solução mais fácil. Da mesma forma, se é você que ganha o sorriso inicial da interação, sorria de volta, pois o seu dia já esta sendo mais feliz”.

Portanto, não fique esperando os outros sorrirem para você.

Tomem a iniciativa.

Encarem o sorriso como um presente de Deus!

 

Carlos Alberto Josuá Costa – Engenheiro Civil e Consultor ([email protected])

As opiniões contidas nos artigos são de responsabilidade dos colaboradores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *