SÍNDROME DO ÂNUS INQUIETO. SÓ FALTAVA ESSA! –

Essa pandemia tem ocasionado uma série de distúrbios, envolvendo as mais variadas alterações nas pessoas, nas relações, no ambiente, na saúde, na economia e porque não dizer em todo o mundo. A historia será a testemunha de todas essas modificações e a nossa geração ficará com uma marca impregnada em nosso corpo e em nossas mentes. Os questionamentos sobre o enfrentamento dessa pandemia demonstra que ainda não tem uma estratégia definida para dominá-la, já que não sabemos a sua origem real. Uma coisa é certo, essa pandemia proporciona, dependências, conflitos de interesses, oportunidades para os desonestos tirarem vantagens, identifica a fragilidade das pessoas, promove o agravamento de doenças pré-existentes, principalmente as psíquicas. A necessidade do passaporte que confirme a vacinação é uma das exigências em alguns países para dar acesso a estrangeiros e ao mesmo tempo eles também exigem para acesso da sua população a ambientes e serviços.  Vejam como a coisa está confusa. A pandemia é uma doença que envolve todo o planeta, a vacina ainda está em caráter experimental, o grau de imunidade e transmissibilidade não é 100% confirmado, ou seja, quem está vacinado pode adquirir a doença e consequentemente quem não tem sintomas da doença poderá estar com o vírus, contaminando e transmitindo a doença, sem ninguém saber.  Qual é a justificativa da comprovação de estar vacinado? As pessoas que terão acesso, à locais ou países, cuja doença é endêmica, está justificado a comprovação da vacinação, exatamente para diminuÍrem a possibilidade de se infectarem ao chegarem, ou se ficarem contaminados poderão levar a doença aos seus países quando retornarem. Acho que seria mais evidente, o controle de pessoas com sintomas, serem identificados e isolados, evitando a real presença do vírus. O que estamos passando nessa pandemia do Corona vírus, é a utilização do problema e da sua gravidade em aproveitamento próprio ou de grupos que se beneficiam com a desgraça dos outros. Ficamos todos sem uma alternativa verdadeira e confiável.

E o que tem haver com o ânus inquieto? Essa pandemia tem deixado varias complicações e novas doenças, inclusive algumas de gravidade maior que a do próprio vírus, naquelas pessoas que sobreviveram dela. Doenças reumáticas, digestivas, dermatológicas, respiratórias, cardíacas, psíquicas e muitas outras. Entre elas a Síndrome do ânus inquieto. Esse fato foi relatado em um estudo cientifico no Japão. Um homem de 77 anos após recuperação do Corona vírus, iniciou um desconforto na região perineal (entre o ânus e os órgão genitais), mais evidente na parte interior do anus, com uma necessidade contínua de evacuar, sem alivio mesmo após o ato, piorando ao ficar deitado e principalmente à noite. Fez vários exames endoscópicos e psíquicos, não sendo encontrado uma justificativa para o sintoma. Os pesquisadores acreditam haver uma alteração neurológica, semelhante com a Síndrome das pernas inquietas, encontrada em alguns paciente que tiveram o Corona vírus. Da mesma forma que não existe, até o momento uma explicação para a Síndrome das pernas inquietas, esse caso  poderá ser de origem semelhante. Tratamento sintomático com sedativos e relaxantes musculares, está sendo utilizados com algumas melhoras.

Será também um tratamento off label, como os aplicados no caso do Corona vírus, que tanta confusão tem provocado?

À propósito, a CPI da Pandemia está nos finalmente e comenta-se que o relator Renan Calheiros irá exigir que o governo aposente todos os sequelados pós-covid. Espero que os portadores da Síndrome do ânus inquieto, sejam também contemplados e que o relator indique a fonte do recurso, porque a grana está escassa.

 

 

 

 

 

Maciel Matias – Médico mastologista, [email protected]

As opiniões contidas nos artigos são de responsabilidade dos colaboradores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *