Nesta ultima quinta-feira (19), em Petrolina (PE), o superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/RN), Luiz Henrique Paiva, participou, juntamente com representantes do Senar de outros estados do Nordeste, do lançamento do projeto desenvolvido pela Embrapa Semiárido para capacitação de multiplicadores que levarão novos conhecimentos para as suas regiões. Notadamente as afetadas pela seca.

De acordo com o superintendente, a visita aos campos de treinamento da Embrapa Semiárido serviu para os representantes do Senar no Nordeste obterem um maior conhecimento e aplicarem essas técnicas em seus cursos. “Tivemos uma verdadeira aula de como trabalhar, conviver e tirar proveito da região do semiárido. Os representantes da Embrapa nos mostraram as suas técnicas de manejo com água, com mudas de palma e outras formas de como trabalhar com a agricultura na região. Com esses dados em mãos, elaboraremos os nossos projetos para essa área”, informou Luiz Henrique Paiva.

Na explanação da Embrapa, os técnicos ressaltaram que para fazer com que conhecimentos e tecnologias cheguem em larga escala às roças no semiárido não basta iniciativas individuais dos agricultores. “É mais que necessário a ação articulada e permanente das instituições a fim de viabilizar produções agrícolas sustentáveis, créditos, recursos técnicos, maiores segurança alimentar e renda”, explicou o superintendente do Senar/RN.

No encontro de quinta-feira, os representantes do Senar Nordeste também assistiram a uma palestra com o pesquisador da Embrapa, Clóvis Guimarães, sobre irrigação e tratamento de solos. “Foi uma experiência muito proveitosa e abrangente. Na palestra, ele nos mostrou os benefícios de um tratamento adequado ao solo e com uma irrigação moderna”, ressaltou Luiz Henrique Paiva.

Fonte: Ecoar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *