SE O GRÃO MORRER… –

“Digo-lhes verdadeiramente que, se o grão de trigo não cair na terra e não morrer, continuará ele só. Mas se morrer, dará muito fruto.” (João 12:24).

Muitas vezes, Jesus usou metáforas como esta, aparentemente contraditória, para revelar verdades compreendidas por poucos. Aqui Ele estava se referindo à sua morte (física) e ressurreição – como está explicado no próprio capítulo. Porém, no versículo seguinte, Ele acrescenta: “Aquele que ama a sua vida, a perderá; ao passo que aquele que odeia a sua vida neste mundo, a conservará para a vida eterna.” Agora, Jesus nos inclui todos.

Sabe-se que a semente, para poder germinar, não morre verdadeiramente. Ela está na semente, porém em estado latente. O que Jesus quer dizer é que,  se o grão não deixar de ser semente, a vida que nele há não floresce, não se transforma em uma planta, não cresce, não dará novos frutos, novas sementes.

Analogamente, se o homem não renunciar a si mesmo, não deixará brotar a verdadeira vida que é. O homem, antes de se tornar  espiritualmente consciente, identifica-se com o corpo físico (que lhe pertence), identifica-se com os seus desejos, sentimentos, pensamentos, tudo sob o domínio do ego (que também lhe pertence).

Entretanto, no momento em que o homem se submete à vontade do Espírito – seu Eu Real – passa a viver uma nova vida, nova criatura é, e diz o que o Apóstolo Paulo disse de si mesmo: “Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim.” (Gálatas 2:20).

Portanto, é preciso “morrer” para o mundo (exterior), esvaziar-se, renunciar a si mesmo (não manifestar nenhum desejo egoísta); para poder “encher-se” do Espírito, conceber a Verdade, unificar-se com Pai Celestial, para que se realize o desejo do próprio Cristo, que pede: “para que todos sejam um, Pai, como tu estás em mim e eu em ti. Que eles também estejam em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.” (João 17:21).

Quem ainda está preso ao mundo material, quem está dominado pelos desejos mundanos, quem só percebe o que os cinco sentidos físicos lhe informa, acha tudo isto muito difícil, impossível mesmo de conceber. Sabedor dessa dificuldade, o Cristo nos consola: “Ao ouvirem isso, os discípulos ficaram perplexos e perguntaram: “Neste caso, quem pode ser salvo? “Jesus olhou para eles e respondeu: “Para o homem é impossível, mas para Deus todas as coisas são possíveis”. (Mateus 19:25,26).

Creiamos, pois, na palavra do Cristo; libertemo-nos da vaidade, do orgulho, da cobiça, do egoísmo, da ilusão, do engano; entreguemo-nos a Ele, para que possamos ser cheios da sua graça, do seu amor e do seu poder, e, assim, passarmos a produzir muitos frutos!

 

João Batista Soares de Lima  – Ex secretário de Tributação e Membro da Arca da Aliança – Movimento Cristão.
 As opiniões contidas nos artigos são de responsabilidade dos colaboradores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *