Câmera traseira do Galaxy Note 8 tem duas lentes para fotos melhores (Foto: Divulgação)

A Samsung lançou nesta quarta-feira (23) o Galaxy Note 8, smartphone que é o sucessor do “explosivo” Note 7, que teve produção e vendas suspensas após vários relatos de que esquentava demais e até chegava a pegar fogo por causa de problemas com a bateria.

As novidades são: tela de grandes proporções; câmera com duas lentes; caneta inteligente e assistente pessoal Bixby.

A primeira edição do Galaxy Note surgiu em 2011 e fez a indústria cunhar o termo “phablet” para qualifica-lo, já que o aparelho era um smartphone com dimensões de um tablet.

A tradição foi mantida no Note 8. O Note 8 continuará a ser equipado com a caneta inteligente S Pen e a tela terá proporções de 18:5:9, as mesmas do Galaxy S8. Com 6,3 polegadas, o display com bordas infinitas exibirá imagens com resolução Quad HD.

O usuário poderá usufruir de uma tela tão grande combinando duas tecnologias do Note 8. Ao unir o recurso multi-janelas e o acesso rápido no menu da borda infinita, é possível pegar um atalho para executar dois aplicativos ao mesmo tempo.

O Galaxy Note 8 ganhou duas câmeras traseiras, capazes de registrar imagens com 12 Megapixels. As duas lentes contam com estabilização de imagem ótica.

E essa novidade não vem à toa. Ao acionar o modo “captura dupla”, as duas câmeras fazem imagens simultaneamente. Pode ser, por exemplo, uma foto com close tirada com a lente de telefoto e uma foto que mostre o plano de fundo, tirada com a lente grande.

Já acionar o recurso “foco dinâmico”, o Note 8 permite o controle manual da profundidade de campo e mostra uma prévia da foto antes de capturar a imagem de fato.

A lente grande angular possui o sensor Dual Pixel, que, associado ao recurso de focar um objeto rapidamente, pode capturar imagens mais nítidas e com maior resolução até em lugares com pouca iluminação.

A caneta S Pen ganhou uma ponta mais fina e maior sensibilidade quando pressionada sobre a tela. Com ela, é possível selecionar textos textos, desenhos animados e GIFs para serem automaticamente em redes sociais e outras plataformas conectadas.

Outra novidade é a tradução simultânea, que foi aprimorada. Funciona assim: quando um texto escrito em uma língua estrangeira é grifado pela S Pen, a tradução pode ser feita para até 71 idiomas. Também é possível converter unidades de medida e moedas estrangeiras.

O Galaxy Note 8 é a segunda linha de smartphone da Samsung a ser equipar com a assistente pessoal Bixby. Como outros assistentes pessoais, a Bixby executa ações assim que ouve um comando. É possível:

  • configurar alarmes
  • enviar fotos para um contato específico
  • fotos
  • destravar o celular
  • solicitar rotas de tráfego
  • controlar aparelhos domésticos que sejam conectados

Além da voz, a Bixby pode interagir com usuários pela câmera. Ela pode, por exemplo, identificar objetos em frente ao aparelho e fazer buscas relacionadas na internet. Também capta informações do dia a dia para oferecer serviços ao usuário (como dicas de trânsito nos horários de deslocamento, por exemplo).

Durante a cerimônia, a Samsung fez uma espécie de pedido de desculpas pelo que ocorreu em 2016. Antes de DJ Koh, presidente de comunicações móveis da Samsung, subir ao palco, a empresa apresentou um vídeo em que vários usuários do Galaxy Note 7 contavam suas experiências com o aparelho — dias antes de a produção ser interrompida de vez, o smartphones passou por dois recalls.

*com informações do G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *