got_

Nem só a geopolítica e a economia internacionais serão afetadas pela saída do Reino Unido da União Europeia (UE). A produção de filmes e séries de TV, incluindo “Game of Thrones”, deve sofrer os efeitos do referendo, em que os britânicos tomaram a histórica decisão de sair do bloco europeu.

Analistas preveem que a indústria de entretenimento – tanto a britânica quanto a de outros países – sofrerão consequências negativas. As revistas americanas “Variety” e “Hollywood Reporter”, listram as consequências prováveis da vitória do “Brexit”.

A principal delas diz respeito à economia. Não por acaso, representantes da indústria de entretenimento britânica eram quase unânimes em apoiar a permanência do Reino Unido na UE.

De acordo com a “Variety”, a partir de agora é provável que o Reino Unido não possa mais contar com o financiamento do Media Program, o fundo da UE para produções de cinema, TV e setores de mídia digital. Isso deve atingir principalmente a indústria do cinema, incluindo etapas como desenvolvimento de projetos, coprodução, festivais e distribuição.

Efeito ‘devastador’ no cinema e TV
A “Hollywood Reporter” calcula que, entre 2007 e 2015, o Media Program destinou cerca de US$ 180 milhões a produções britânicas.

Antes mesmo do referendo, a “Foreign Policy” publicou uma análise dos possíveis efeitos da vitória do “Brexit” em “Game of Thrones”. De acordo com a revista americana, a HBO, que exibe a série, não quis comentar sobre consequências da saída do Reino Unido da UE.

Um executivo do setor, quando questionado se “Game of Thrones” sofreria os efeitos da decisão, respondeu: “Claro”. “Há programas da UE para ajudar a financiar tudo isso. Se o Reino Unido já não faz mais parte da UE, isso pode acabar”, afimrou Pete Chase, membro sênior do German Marshall Fund of the United States, entidade que trabalha na cooperação entre produções dos Estados Unidos e da Europa.

*Com informações do G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *