As pequenas empresas do setor de panificação dos estados do Mato Grosso do Sul, Pará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul receberão consultorias na área de gestão e processos produtivos para melhorar a competitividade e ampliar as vendas. A capacitação faz parte de um convênio firmado entre o Sebrae, o Instituto Tecnológico da Panificação e Confeitaria (ITPC) e as grandes empresas do segmento para desenvolver nesses estados uma experiência piloto que, além de qualificar pequenas padarias, estreita a relação entre os grandes fornecedores e os panificadores.

No Rio Grande do Norte, inicialmente, serão beneficiadas 100 padarias do total de 1,5 mil estabelecimentos existentes no RN. Essas empresas serão capacitadas por técnicos do ITPC para tornar o negócio mais atrativo, agregando valor aos produtos e serviços, através da formação de rede de aprendizagem. Estima-se que cada panificadora potiguar emprega em média 12 pessoas, funcionários que também poderão ser beneficiados com a qualificação profissional.

Com a intervenção, espera-se que as unidades aumentem as vendas de produtos panificados e conveniência, otimizem os processos produtivos reduzindo o desperdício, registrem crescimento no faturamento, melhorem a qualificação dos funcionários e as negociações com fornecedores, agreguem valor aos produtos e serviços e promovam a sustentabilidade do negócio.

O projeto das ações de encadeamento produtivo do setorial de panificação foi apresentado hoje (20), durante o Encontro dos Panificadores da Grande Natal, uma promoção do Sindicato da Indústria da Panificação e Confeitaria do Rio Grande do Norte (Sindipan-RN) e da Associação das Indústrias de Panificação e Confeitaria do estado (Aipan-RN).

Amanhã (21), os detalhes do convênio serão repassados aos panificadores das demais regiões do Rio Grande do Norte, como parte da programação do Encontro Potiguar de Panificadores, que acontece às 18h30, no auditório do Sebrae, em Natal. O convênio integra as ações do projeto de Panificação do Sebrae em Natal e na região Oeste.

Da redação de Nelson Freire, com informações da Assessoria SEBRAE, para o Blog Ponto de Vista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *