RICO EM ESPÍRITO –

Respondeu Jesus: “Digo-lhes a verdade: Ninguém que tenha deixado casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos, ou campos, por causa de mim e do evangelho, deixará de receber cem vezes mais já no tempo presente casas, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, e com eles perseguição; e, na era futura, a vida eterna. (Marcos 10:29,30).

Jesus falou essas palavras logo após ter observado o apego daquele jovem rico e bom, que lhe perguntou o que deveria fazer para ganhar a vida eterna; e de Pedro ter-lhe dito haver deixado tudo para segui-Lo.

Aquele que ainda está apegado às coisas materiais vê, nessas palavras, uma promessa de Jesus, no sentido de, quem O seguir, poder tornar-se rico. Ora, Jesus nunca proclamou um reino material! Ao contrário, Ele disse que seu Reino não é deste mundo. Assim como pediu àquele jovem que se desfizesse das riquezas materiais, e O seguisse.

Voltando aos versículos acima. O homem que se desprende dos bens materiais e dos vínculos sanguíneos, passa a enxergar tudo como uma dádiva de Deus; e vê a todos como irmãos; alarga sua visão do todo, unificando-se com tudo, e passa a ver Deus em toda a Sua obra! “Seus bens”, por assim dizer, são multiplicados por vê toda a Terra, todo o Universo, como sua casa; e a enxergar todos os seres vivos como seus irmãos!

Essa consciência brota quando o homem se encontra consigo mesmo, quando ele encontra Deus morando em seu próprio ser, quando sua visão espiritual se abre. Esse homem ou essa mulher está livre do sentimento de posse. Está livre dos apelos da riqueza, do poder, dos estreitos laços familiares, posto que já concebeu que todo o Universo é sua morada, e que todos os seres vivos formam uma só família.

Era assim que Jesus se sentia, quando falou: “Tudo o que pertence ao Pai é meu”…; “quem é minha mãe e quem são meus irmãos?”

Deus não quer que nos enraizemos mais e mais neste mundo – não obstante vermos tanta pregação nesse sentido!

Não é ilícito ter uma vida saudável e feliz aqui na Terra. Mas, não nos esqueçamos, nosso verdadeiro lar é nos Céus. Aliás, quem concebe o ser verdadeiro que é, é feliz aqui e onde quer que se encontre!

 

João Batista Soares de Lima  – Ex secretário de Tributação e Membro da Arca da Aliança – Movimento Cristão.
  As opiniões contidas nos artigos são de responsabilidade dos colaboradores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *