Segundo o dicionário, redenção significa “ação ou efeito de redimir; ato de se redimir; salvação”. Muito parecido com remorso:  “um sentimento de aflição ou tristeza causado pela prática de um ato reprovável; também pode ser considerado um sinônimo de arrependimento e remordimento”.

Um novo ano para muitos quer dizer uma nova chance, de ser melhor, de fazer mais, de se esforçar para conseguir tudo o que foi “deixado para trás” no ano anterior. Se pensarmos em termos de águas rasas, sim. Um novo ano é uma nova chance.

Então, somos novos e podemos recosturar tudo o que ficou de mal-entendido, tudo o que foi mal feito, ou não feito de modo geral. Mas, quando aprofundamos o pensamento, quando cavamos a pequena linha que nosso consciente permite enxergarmos do grande inconsciente, quanto vale o remorso, a redenção?

Que pessoa não se esforçou o suficiente como ser humano, como pai/mãe, irmão, cônjuge, amigo, funcionário… O que esta pessoa espera de um novo ano? Perdoar é sagrado, é divino. O esforço, porém, para não reincidir nos erros, é puramente humano e essa oportunidade nos é dada a cada dia. Não a cada segunda-feira (quando não começamos o regime ou não entramos na academia), não a cada mês (quando não somos capazes de reorganizar nossa própria situação econômica). Todos os dias, nos são apresentadas diversas ocasiões para mudarmos, seja dia primeiro de janeiro ou doze de maio.

Não importa o dia. Pegue sua carona para uma jornada de mudança e melhora, entre no trem que leva a uma nova vida, corra! Não perca a direção que leva ao bem e ao amor, não perca a si mesmo.

Lembre-se que cada um de nós somos telas em branco e quem escreve não é ninguém além de você mesmo. Isso é livre-arbítrio, isso é o preço que se paga pela redenção, pelo recomeço, por um futuro, uma vida melhor. Isso nos faz humanos, reais, passíveis de erros, tão possivelmente quanto de acertos.

Vamos tentar acertar mais, e o Universo e sua (nossa) companheira Dona Vida trabalharão a nosso favor!

Como disse tão lindamente o nosso querido e saudoso Francisco Cândido Xavier, “embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim”.

Sua grande oportunidade é hoje! Siga-a e seja feliz!

Ana Luiza Rabelo, advogada ([email protected])

As opiniões contidas nos artigos são de responsabilidade dos colaboradores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *