dicas-de-saude

AUTOEXAMES QUE VOCÊ DEVE FAZER –

Doenças são ocorrências que nós, como seres humanos e conscientes, estamos sempre temendo. Especialmente porque sabemos que, em alguns casos, pode ser um problema crônico ou trazer risco de morte. Na maioria das vezes, acontece que só nos damos conta que estamos doentes quando os sintomas se tornam muito evidentes.  Porém, ao seguir as sugestões de autoexames que apresentamos aqui, você poderá assegurar-se da saúde do seu corpo. São procedimentos rápidos, fáceis e, definitivamente, vale a pena conhecê-los e colocá-los em prática!

  1. Verifique os seus olhos para ver os níveis de colesterol

A falta de branco em seus olhos normalmente indica que você está cansado ou de ressaca, mas surpreendentemente, o excesso de branco em seus olhos, como uma linha branca em volta de sua íris pode ser um indicativo de níveis elevados de colesterol. Se as suas pálpebras têm uma cor amarelada com manchas aveludadas, isso é também um sinal de alarme. Não deixe estes sintomas passarem despercebidos correndo, assim, o risco de ter complicações tais como doenças coronárias, que podem levar a ataques cardíacos no futuro. Consulte o seu médico para controlar os seus níveis de colesterol e tratar o problema como é necessário!

2. Conte suas pintas salientes e sinais de beleza para verificar se há doenças de pele

Sinais salientes e pintas são geralmente inofensivos, mas se você tiver mais de 50 deles no seu corpo, considere isso como um grande sinal de alerta, especialmente se eles são multicoloridos, mudam de tamanho, parecem inflamados ou têm bordas irregulares. Se você notar qualquer destes sinais nas suas pintas, uma boa ideia seria manter regularmente um registro do seu desenvolvimento com fotos, de modo que será mais fácil para o seu médico analisá-las. Se os seus sinais também começam a avermelhar, provocar coceira ou sangrar, consulte um médico o mais rapidamente possível. Tais pintas de aparência incomum podem ser a causa de um tipo de câncer de pele chamado melanoma maligno. É perfeitamente tratável e curável. Só que não há tempo a perder.

3. Procure por sinais antes de dar a descarga

Nossas excreções também podem nos dizer muito sobre a saúde dos nossos intestinos, a nossa digestão e nosso nível de hidratação. A cor das fezes indica diferentes processos alimentares ou até mesmo problemas. Por exemplo, uma cor amarela indica gorduras em excesso devido a um distúrbio de má absorção, tal como doença celíaca. O que é mais preocupante é encontrar fezes pretas ou vermelhas, que podem significar sangramento no estômago ou nos intestinos e requerem atenção médica imediata. A urina também pode ser analisada por sua coloração: a cor pálida significa boa saúde, enquanto uma cor amarela escura pode significar que você está desidratado e precisa aumentar sua ingestão de água.

4. Verifique as sobrancelhas para ver a saúde da tireoide

Se você notar uma falta de espessura incomum nas suas sobrancelhas, pode ser que você esteja sofrendo de uma disfunção da tireoide. Significa que sua glândula tireoide não está produzindo hormônios suficientes. Você precisará consultar com um médico, especialmente se também está ganhando peso e sentindo-se cansado e/ou deprimido. Um exame de sangue deve facilmente confirmar este problema. Se não for tratado, pode levar a doenças cardíacas e ao aparecimento de bócio, entre outros disfunções. Nas mulheres, pode provocar complicações na gravidez.

5. Preste atenção a seu estômago para detectar sinais de câncer no ovário

Inchaço na região do estômago pode ter uma gama de diferentes causas, incluindo a menstruação, a intolerância aos produtos lácteos, comer rápido demais, constipação, efeitos colaterais de medicamentos, e uma suposição bem comum: aumento de peso.  No entanto, você sabia que também pode sintoma de condições muito graves para a saúde? Câncer no ovário é uma delas, e os seus sintomas incluem náusea e dor persistente ou cãibras no estômago ou nas costas. Consulte um médico se você experimentar estas sensações de forma severa, para que possa tratá-la em seus estágios iniciais. Reduza o inchaço geral do estômago comendo mais lentamente, reduzindo o consumo de bebidas com gás, evitando goma de mascar e beber usando canudinho.

6. Verifique sua respiração subindo e descendo alguns degraus

Você está se sentindo mais cansado do que o habitual depois de subir um lance de escadas? Isso também pode estar conectado diretamente à sua saúde. Fazer algum exercício irá testar seu condicionamento físico. Subir alguns degraus é uma atividade recomendada porque eleva a freqüência cardíaca e, portanto, acelera a respiração. Para este exercício, você deve encontrar alguns degraus relativamente altos (não mais altos do que seus quadris) e subir e descer. Tente fazer 70 subidas e descidas de degraus em três minutos e, em seguida, coloque os dedos em seu pulso para verificá-lo. Se for mais de 100 e você ainda estiver arfando 10 minutos após o exercício, precisa considerar exercitar-se com mais freqüência. A falta de exercício pode levar a doenças graves, tais como obesidade, câncer de mama, diabetes, pressão arterial elevada, e até mesmo à morte precoce.

7. Calcule o tempo que você passa sentado diariamente

Conforme nos tornamos mais dependentes da tecnologia, vamos adotando um estilo de vida mais sedentário. De acordo com estudos sobre a Saúde da Mulher feitos nos EUA, as mulheres com mais de 50 anos que permanecem sentadas por mais de 11 horas por dia reduzem sua expectativa de vida em nove anos! As consequências de um estilo de vida sedentário podem ser muito graves, incluindo trombose venosa profunda, câncer de cólon, osteoporose, pedras nos rins e hérnia de disco. Melhore o seu estilo de vida acrescentando atividade física regular à sua rotina, pelo menos por 2.5 horas por semana.

8. Preste atenção às mudanças de temperatura em seu corpo

Cuide da saúde e da circulação nos vasos sanguíneos observando as mudanças de temperatura em seu corpo, especialmente em condições extremas de temperatura. Dias de sol excessivamente quentes, estresse, e consumo de alimentos muito picantes podem causar rubor no rosto – particularmente vermelhidão nas bochechas e nariz. Isto significa que os vasos sanguíneos estão dilatando e este não é um sinal saudável, especialmente se você é uma mulher entre 30 e 55 anos. Temperaturas muito baixas, como nos dias muito frios do inverno também podem ser perigosas se não estivermos preparados para enfrentá-las. Pés e mãos frequentemente frios podem indicar problemas circulatórios, que podem levar à Doença de Raynaud (fluxo sanguíneo anormalmente reduzido). Então, certifique-se de tomar as precauções necessárias antes que isso se torne um risco!

9. Examine seus mamilos para ver se há sinais de câncer de mama

Um indicador bem conhecido que pode requerer a consulta com um profissional é a presença de anormalidades nos mamilos. Mamilos virados para dentro, apresentando eczemas, secreções ou manchas de sangue demandam medidas imediatas. Certifique-se examinar-se regularmente durante o banho e encontre tempo para fazer exercícios. Comea frutas e legumes em abundância e beba menos álcool para reduzir o risco de contrair câncer de mama.

10. Examine suas unhas à procura de infecções por fungos

É bastante fácil contrair uma infecção fúngica nas unhas dos pés e um dos sintomas óbvios é quando para a unha se torna descolorida, mais espessa ou muito frágil, causando desconforto em seus pés. Previna-se contra a ocorrência desse problema examinando os pés regularmente, mantendo-os limpos e secos de suor em excesso devido ao calor. Use calçados corretos para seus pés. Não corte nem irrite a pele ao redor das unhas dos pés, evitando também andar descalço em locais públicos. Se você está com uma unha infectada, procure assistência médica e use um antifúngico em spray ou pó para tratá-la.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *