AS INCONVENIÊNCIAS DO NOVO AEROPORTO – 
A partir de hoje traremos aos domingo um assunto polêmico para discurtirmos juntos durante a semana, e promovermos um debate sobre ele, com a participação dos queridos leitores do BLOG PONTO DE VISTA. No domingo seguinte a cada publicação, mostaremos aqui as diversas opiniões sobre o tema abordado anteriormente, sem nenhum tipo de censura. Cada leitor que quiser participar basta enviar seu Ponto de Vista sobre o assunto para o email: [email protected]. Ou ainda, para o WhatsApp 9-9982-1765. Sua opinião será publicada aqui no domingo seguinte, sem qualquer manipulação.
Neste primeiro PONTO DE VISTA OPINIÃO E DEBATE, o tema será: AS INCONVENIÊNCIAS DO NOVO AEROPORTO. Sobre isso, tenho a relatar o que se segue.
Esta semana cheguei de uma viagem, vindo de Fortaleza, por avião, e passei finalmente a observar com outros olhos uma coisa sobre a qual muitos já falaram: o nosso novo aeroporto tem mostrado claramente as varias deficiências da nossa ineficente e combalida administração pública. Tanto a do Estado, como a do próprio município de Natal, além do vizinho São Gonçalo do Amarante.
O antigo Aeroporto Augusto Severo, em Parnamirim, tinha história. Era bem localizado, bem avaliado pelos seus usuários, tendo sido motivo de orgulho dos potiguares por muitos anos. Antes de ser desativado, foram gastos milhões de reais na sua ampliação. E chegou a ser eleito como um dos melhores do Brasil. Em seguida, deixou de cumprir a sua função comercial. Qual a causa dessa mudança  radical, tão questionada e indesejada?
Com o novo aeroporto, o turismo foi penalizado. Bem como os próprios passageiros, principalmente os potiguares,  pela grande distância entre o aeroporto e a capital. Além disso, ao invés de uma entrada de cidade bonita como a de antes, passamos a ter uma longa sequência de avenidas sem urbanização alguma. Deixamos de entrar pela porta de entrada da casa para entrar numa área desprovida de cuidado pelo poder público. Por que não urbanizaram a querida zona Norte, para que ela recebesse essa demanda? Por que o aeroporto foi inaugurado sem a necessária infra estrutura viária ter sido  concluída?
Isso me lembra a questão dos parques eólicos que se instalaram por aqui já ha algum tempo. Por que não pensaram na construção das necessárias Linhas de Transmissão? Hoje o Rio Grande do Norte tem energia á vontade, mas ainda não tem os meios de escoá-la como deveria. Mas esse já é outro tema a ser abordado brevemente.
No caso do novo aeroporto, é de cortar o coração ver os turistas saindo da Via Costeira e por quase sessenta minutos atravessarem uma área totalmente desprovida de urbanismo e paisagismo. Além disso, acomentidos do medo de serem vítimas de assalto, principalmente nas viagens à noite. E isso ocorre principalmente quando da chegada deles, quando se dirigem aos hotéis da zona sul da cidade. Uma rodovia sem arborização, com péssima sinalização e com falhas na sua iluminação. Obras viárias que ainda não foram concluidas. Por que não fizeram essas coisas fundamentais antes da inauguração do novo aeroporto?
É isso, amigo leitor.
Fica aqui esse tema para discutirmos durante toda esta semana. As opiniões sobre o assunto poderão ser encaminhas para o email: [email protected]. Ou ainda, pelo WhatsApp 9-9982-1765. No próximo domingo publicaremos as opiniões sobre tão delicado tema.
Nelson Freire – Editor do Blog Ponto de Vista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *