1- O raciocínio contra intuitivo ajuda-nos a pensar melhor.

Caso os bandidos que estavam no Jacarezinho estivessem escondidos em Copacabana, a letalidade da operação policial teria sido a mesma? Obviamente, não.

2- A operação policial em Jacarezinho foi para capturar traficantes de droga ou para fortalecer o poder rival das milícias na região?

3- No Brasil há cidadãos de primeira, segunda de terceira categorias. E, consequentemente, polícias que atuam diferentemente a depender de onde residem os distintos cidadãos

Os cidadãos de primeira categoria passam por cima da lei e nada acontece com eles. Se o sarrafo é alto passam por baixo. Caso seja raso, pula-se o mesmo e nada acontece.

Já os cidadãos de segunda categoria podem ou não ser alcançados pela lei. Dependerá de uma série de conjunturas.

Os cidadãos de terceira categoria não conhecem seus direitos e não sabem reivindicá-los. Portanto, existem três tipos de policiamento. E as autoridades policiais sabem disto.

Os residentes de Jacareizinho enquadram-se na de terceira categoria. Não se pode analisar o Brasil usando lentes dinamarquesas. Nada do que aconteceu pode ser considerado uma surpresa.

 

 

 

 

 

Jorge Zaverucha – Mestre em Ciência Politica pela Universidade Hebraica de Jerusalém, Doutor em Ciência Política pela Universidade de Chicago; Professor titular aposentado do Departamento de Ciência Política da UFPE

As opiniões contidas nos artigos/crônicas são de responsabilidade dos colaboradores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *