IVENIO HERMES big

PELO FIM DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES –

O OBVIO – Observatório da Violência Letal Intencional do RN, Grupo de Pesquisa da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), tem buscado contribuir continuamente para o entendimento da violência letal que assola a sociedade norte-rio-grandense, e para isso contribuímos com análises criminais mensais sobre a violência letal intencional, os comumente conhecidos homicídios. Nesse mês, convidados pelo Deputado Estadual Fernando Mineiro, publicamos nossa segunda edição especial que apresenta o mapeamento das mortes de mulheres, no sentido de alertar para a causa-efeito das mortes matadas entre a população feminina.

Nesse segundo boletim especial do OBVIO, cadastrado no CNPQ, agora contando com um Núcleo de Pesquisa da Violência na Universidade Potiguar, recordamos que dia 25 de novembro começaram os 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres em vários países. Isso serve para reforçar a tentativa cotidiana de mudar o cenário nacional e estadual da violência cometida contra as mulheres, seja ela psicológica, financeira, institucional, ou qualquer outra, letal ou não. Afinal, já passamos desse período ignorante em que a mulher era tratada como ser inferior.

Os números da violência letal contra as mulheres apresentam apenas uma parte de um cenário maior de violência, mas o OBVIO insiste em apontar, com clareza, que não basta a sociedade pedir mais policiais nas ruas, ou seja, o enfrentamento nu e cru. Precisamos há tempos de um engajamento maior da sociedade civil, exercitando seu papel de fiscalizadora de políticas públicas e também de colaboradora, contribuindo com sugestão de soluções e a aferição de resultados.

Nossa gratidão aos nossos inúmeros parceiros, colaboradores e incentivadores.Aos nossos estagiários e pesquisadores, nossa força jovem que sustenta ao povo do RN, a certeza do trabalho continuado e cada dia mais dedicado, pro bono. Que somente quer um estado mais seguro, próspero e pacífico.

Ivenio HermesCoordenado do OBVIO

As opiniões contidas nos artigos são de responsabilidade dos colaboradores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *