AB ASTENIO ARAUJO

Astenio Araujo

João defendia com paixão a ideia de aumentar a diversidade de produtos da empresa onde trabalhava. Nas reuniões de que participava, era tão enfático em sua defesa, que, vez por outra, tinham que separa-lo, aos berros, antes que “saísse na tapa” com defensores de ideias contrarias.

João sempre orgulhava-se de ser verdadeiro. Não gostava de ser “morno”; com ele, era quente ou frio. Esse era o João!

A ideia de maior diversidade terminou sendo adotada pela empresa. Não por causa do João, e sim porque era uma das bandeiras defendidas pelo novo diretor comercial.

Passados alguns meses, essa estratégia revelou-se um desastre. As vendas caíram e a margem idem. Ato contínuo, o diretor foi demitido e um novo contratado tratou de colocar a casa em ordem.

Foi então elaborada uma nova estratégia, que propunha a redução da diversidade de produtos. Paradoxalmente, esta era exatamente o oposto da anterior. Uma apontava para o Norte e a outra para o Sul.

Mais uma vez, o João engajou-se com ardor na defesa da nova estratégia e pôs-se a enfrentar quem pensasse diferente. Nem lembrava mais que há pouco tempo defendia exatamente o oposto.

O que mais João desejava era que um dia a sua paixão fosse reconhecida.

 Astenio Araujo –  Consultor de empresas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *